Território Usado e Saúde Privada: a Espacialização dos Serviços Privados de Saúde em Natal/RN
Resumo
Nos últimos anos presenciamos a expansão da estrutura e dos serviços privados de saúde em Natal. Contudo, esse processo será marcado por uma distribuição desigual desses serviços nos lugares, o que irá se dá de acordo com as condições oferecidas pelos mesmos em cada período. Desse modo, uma topologia nos mostra que prevalece na cidade uma concentração de serviços privados de saúde de todos os níveis de complexidade em apenas alguns bairros: Petrópolis, Tirol e Lagoa Nova, que são bairros que possuem altas densidades de sistemas de engenharia, maior fluidez, e ainda as maiores rendas médias salariais da cidade, ao passo que determinados serviços de média complexidade, assim como alguns de baixa complexidade, voltados para uma clientela específica, e que não apresentam a mesma atratividade ao mercado privado, se encontram mais dispersos no território, demonstrando o quanto seletivo é a instalação de um empreendimento guiado pela lógica de reprodução capitalista. Assim, o imperativo da seletividade espacial apresentado pelo setor de saúde privada expõe um uso do território diferencial por esses serviços. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso do território pelos serviços privados de saúde no município de Natal-RN. Deste modo, buscando alcançar tal objetivo, realizamos pesquisa bibliográfica, documental, e empírica, considerando o processo de expansão e a espacialização dos serviços privados de saúde na cidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.