Território Usado e Saúde Privada: a Espacialização dos Serviços Privados de Saúde em Natal/RN

Autores

  • Edseisy Silva Barbalho Tavares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Resumo

Nos últimos anos presenciamos a expansão da estrutura e dos serviços privados de saúde em Natal. Contudo, esse processo será marcado por uma distribuição desigual desses serviços nos lugares, o que irá se dá de acordo com as condições oferecidas pelos mesmos em cada período. Desse modo, uma topologia nos mostra que prevalece na cidade uma concentração de serviços privados de saúde de todos os níveis de complexidade em apenas alguns bairros: Petrópolis, Tirol e Lagoa Nova, que são bairros que possuem altas densidades de sistemas de engenharia, maior fluidez, e ainda as maiores rendas médias salariais da cidade, ao passo que determinados serviços de média complexidade, assim como alguns de baixa complexidade, voltados para uma clientela específica, e que não apresentam a mesma atratividade ao mercado privado, se encontram mais dispersos no território, demonstrando o quanto seletivo é a instalação de um empreendimento guiado pela lógica de reprodução capitalista. Assim, o imperativo da seletividade espacial apresentado pelo setor de saúde privada expõe um uso do território diferencial por esses serviços. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho consiste em analisar o uso do território pelos serviços privados de saúde no município de Natal-RN. Deste modo, buscando alcançar tal objetivo, realizamos pesquisa bibliográfica, documental, e empírica, considerando o processo de expansão e a espacialização dos serviços privados de saúde na cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edseisy Silva Barbalho Tavares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Mestre em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Downloads

Publicado

18-07-2011

Como Citar

TAVARES, E. S. B. Território Usado e Saúde Privada: a Espacialização dos Serviços Privados de Saúde em Natal/RN. Sociedade e Território, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3512. Acesso em: 19 abr. 2024.