Detecção e estimativa de área queimada entre o limite do Parque Estadual de Vila Velha – PR e sua zona de amortecimento mediante sensoriamento remoto
Resumo
A Ciência Geográfica possui dentre seus objetivos de estudo a compreensão e análise dos fenômenos naturais e antrópicos do espaço geográfico. As queimadas inadequadas acarretam consequências negativas ao meio ambiente. Por meio de imagens de satélite é possível monitorar focos de incêndio e quantificar áreas queimadas. Este trabalho tem por objetivo identificar foco de incêndio do dia 28 de outubro de 2011 por meio da imagem Landsat TM 5, analisar o comportamanento espectral da queimada e estimar sua área localizada entre o Parque Estadual de Vila Velha - PR e sua zona de amortecimento. Por meio das seis bandas espectrais, analisou-se mediante os níveis digitais e composições coloridas o comportamento da fumaça e a área queimada na imagem. A partir do resultado dos processamentos digitais estimou-se a queimada que apresentou uma área de aproximadamente 43,605 hectares na cena analisada.
Palavras-chave: Queimadas; Geoprocessamento; Processamentos Digital de Imagens.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.