O desafio da gestão ambiental urbana: análise sobre o Açude Recreio, Caicó-RN
Resumo
As questões ambientais urbanas assumiram relevância no contexto de urbanização do Brasil, na segunda metade do século XX. Neste artigo analisa-se a atuação do poder público municipal em relação ao Açude Recreio, localizado na zona norte da cidade de Caicó. A metodologia baseou-se em pesquisa bibliográfica e historiográfica; observação e registros fotográficos da paisagem do açude; e pesquisa documental, com base na Lei Orgânica do Município. Em relação à gestão ambiental do Açude Recreio, verifica-se que a atuação do poder público municipal é marcada pela ausência de uma ação efetiva e que há uma enorme distância entre os dispositivos da legislação sobre o ambiente urbano e a situação de degradação em que o reservatório se encontra.
Palavras-Chave: Gestão ambiental urbana; Poder Local; Degradação ambiental.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.