Feira Livre: Lugar Privilegiado para a (Re)produção e (Re)invenção de Práticas Espaciais e Socioculturais Populares – a Feira Livre de Ceará-Mirim (RN)

Autores

  • José Erimar dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anelino Francisco da Silva UFRN
  • Marília Medeiros Soares UERN
  • Sâmia Érika Alves de Caldas Bandeira UFRN

Resumo

Objetivamos analisar a dinâmica econômica e sociocultural da Feira Livre de Ceará-Mirim. Esta é uma amostra, uma instituição que tem como função principal agregar a negociação de produtos extremamente importante para a economia de seu município. A metodologia adotada se compôs de pesquisa bibliográfica em periódicos, internet, artigos científicos e dissertações de mestrado, bem como ainda conversas formais e informais com realização de entrevistas semi-estruturadas junto aos feirantes locais. A referida feira se configura num espaço de sobrevivência de muitos sujeitos potiguares, caracterizando-se não somente através das formas de comércio pelas quais as pessoas sobrevivem, mas a partir do fazer e da criatividade num processo de trabalho e reprodução cultural ímpar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Erimar dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Brasil e bolsista CAPES.

Anelino Francisco da Silva, UFRN

Pós-Doutor e Professor do Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN

Marília Medeiros Soares, UERN

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia da UFRN e Professora do Curso de Turismo na UERN, Campus de Natal-RN

Sâmia Érika Alves de Caldas Bandeira, UFRN

Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia

Downloads

Publicado

08-01-2014

Como Citar

SANTOS, J. E. dos; SILVA, A. F. da; SOARES, M. M.; BANDEIRA, S. Érika A. de C. Feira Livre: Lugar Privilegiado para a (Re)produção e (Re)invenção de Práticas Espaciais e Socioculturais Populares – a Feira Livre de Ceará-Mirim (RN). Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 58–75, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3523. Acesso em: 18 abr. 2024.