COMBINAÇÃO DE FUMO, ÁLCOOL E EXPOSIÇÃO AOS RAIOS SOLARES E OCORRÊNCIA DE LESÕES ORAIS POTENCIALMENTE MALÍGNAS E MALIGNAS
Palavras-chave:
Radiação solar, Fatores etiológicos, Queilite actínicaResumo
A prevalência de lesões orais potencialmente malignas e malignas, provocada pela combinação de fumo, álcool e exposição prolongada aos raios solares, foi estimada a partir de uma amostragem realizada em Currais Novos – RN, entre os dias 18 e 19 de maio de 2010. Os dados foram obtidos a partir de exames clínicos bucais realizados em trabalhadores rurais, e as informações sobre fatores etiológicos colhidas a partir de questionário validado por profissionais da área. O maior percentual dos pesquisados foi do sexo masculino, 44 % deles fumantes, 12 % consumidores de bebidas alcoólicas e 80 % trabalharam ou trabalham expostos aos raios solares diretos. Das lesões orais detectadas, a queilite actínica apresentou maior frequência (36%), requerendo dos trabalhadores maior proteção durante a exposição prolongada aos raios solares.
Palavras-chave: Radiação solar; Fatores etiológicos; Queilite actínica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.