O EDUCADOR SOCIAL:

ENTRE AS TERRITORIALIDADES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O FORTALECIMENTO DAS HORIZONTALIDADES NOS TERRITÓRIOS RURAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35635

Resumo

O Educador Social está inserido nos territórios atendidos pela Assistência Social. Sua atuação pressupõe conhecimentos pedagógicos e práticas socioassistenciais pautadas na normativas da Assistência Social. Esses profissionais executam ações de cunho educativo, na mediação no campo dos direitos humanos, da justiça social e do exercício da cidadania. O Educador Social atua diretamente no cotidiano das famílias, usuárias dos serviços e programas da Assistência Social, assume um papel pedagógico e uma função social que tem exigido cada vez mais formação para se dê conta dos desafios, ao mesmo tempo em que se ampliam as possibilidades de atuação nos mais diversos segmentos. O presente estudo discute de que forma o fazer do educador social produz horizontalidades nos territórios da Assistência Social, através do CRAS rural de Vitória da Conquista-BA

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romulo Dias dos Santos Rocha, Universidade estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB.  Atualmente é mestrando do programa de pós graduação Em Geografia da Universidade Estaduas do Sudoeste da Bahia e  servidor concursado pela Secretaria de Desenvolvimento Social De Vitória da Conquista.

JOSÉ ELOIZIO da Costa, Universidade federal de Sergipe

Possui graduação em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1987), graduação em Direito (advogado OAB/se, n. 3.147) pela Universidade Federal de Sergipe (2000), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1992) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), pos-doutorado pela Universidade Federal do Ceará e atualmente realiza estágio de pos-doutoramento na Universidade de Lisboa, Portugal. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Sergipe, lotado no Departamento de Geografia e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. É lidér do Grupo de Pesquisa sobre Transformações no Mundo Rural, credenciado no CNPq há mais vinte anos e certificado pela Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área da Geografia Humana, com ênfase em Geografia Política Geografia Econômica, e Geografia Rural atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural, desenvolvimento territorial, políticas públicas e desenvolvimento regional. e atua, mais recentemente, nos estudos sobre as microfinanças rurais, com ênfase nos efeitos da aplicação da metodologia do agroamigo a partir da concessão de crédito destinado aos agricultores familiares mais pobres do Nordeste. Tem realizado estudos em áreas interdisciplinares, ligado aos recursos hidricos e da importância dos arranjos institucionais.

Downloads

Publicado

26-11-2025

Como Citar

DIAS DOS SANTOS ROCHA, Romulo; DA COSTA, JOSÉ ELOIZIO. O EDUCADOR SOCIAL:: ENTRE AS TERRITORIALIDADES DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E O FORTALECIMENTO DAS HORIZONTALIDADES NOS TERRITÓRIOS RURAIS DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n2ID35635. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/35635. Acesso em: 26 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS