RECURSOS TERRITORIAIS ESPECÍFICOS E IMATERIAIS: AS MARCAS COLETIVAS SABOR COLONIAL E SABOR SERRANO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID36294Resumo
O artigo analisa os recursos territoriais específicos imateriais mobilizados pelas marcas coletivas Sabor Colonial e Sabor Serrano, utilizadas por agroindústrias de Santa Catarina. A pesquisa foi realizada entre 2019 e 2021. As denominações dessas marcas remetem a elementos históricos e culturais dos respectivos territórios, expressando uma distinção em relação a outros territórios e seus produtos e serviços. Os recursos imateriais específicos que elas incorporam estão correlacionados ao saber-fazer, bem como a estratégias coletivas, que permitem a oferta de um mix de produtos transformados por pequenas agroindústrias familiares. As marcas estudadas valorizam recursos territoriais construídos nos distintos processos históricos de ocupação dos territórios, suas tradições, identidades, valores culturais e paisagens típicas, entre outros atributos que remetem à qualidade territorial dos produtos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

