ASPECTOS DA GEOMORFOGÊNESE E DA GEOMORFODINÂMICA DO ESPINHAÇO MERIDIONAL/MG
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID36785Abstract
O trabalho objetiva abordar como materiais, processos e formas de relevo são essenciais nos trabalhos de evolução da paisagem a partir da gênese e da dinâmica geomorfológica. Para isto, foram feitos trabalhos de campo entre 1 e 3 de maio de 2024, durante a estiagem, no município de Gouveia. Foi verificado que a disposição do embasamento na formação do relevo caracteriza a megageomorfologia do Cráton São Francisco; os processos em encosta com intensa atuação da erosão linear e pipes bastante desenvolvidos demonstraram movimentações recentes; e os meandros abandonados são registros das características de alterações hidrossedimentológicas frente às mudanças do nível de base regional. Portanto, percebeu-se que a geomorfogênese está relacionada à formação do relevo caracterizado pelos quartzitos e que a geomorfodinâmica está relacionada às mudanças fluviais do Quaternário, bem como a atuação da erosão pluvial, e com estas evidências percebeu-se que a Teoria do Equilíbrio Dinâmico fundamentou o caráter não-estático do Espinhaço Meridional
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

