CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SIRINHAÉM, EM PERNAMBUCO, UTILIZANDO MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO PROVENIENTES DE SENSOR LIDAR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID38684Abstract
A caracterização morfométrica de bacias hidrográficas é essencial para a gestão eficaz dos recursos hídricos, uma vez que está estreitamente relacionada ao regime hidrológico da região. A compreensão dessas características é essencial para o planejamento e gestão dos recursos hídricos, fornecendo subsídios para a tomada de decisões por parte de gestores e profissionais da área, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas que promovam um uso sustentável e equilibrado dos recursos hídricos. O objetivo deste estudo foi analisar as características morfométricas da bacia do rio Sirinhaém, no estado de Pernambuco, a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE) obtidos por perfilamento a laser aerotransportado (LiDAR). Foram realizadas a delimitação automática da bacia, a extração da rede hidrográfica e a obtenção de parâmetros morfométricos geométricos, hidrográficos e de relevo. Os resultados indicaram que a bacia do rio Sirinhaém apresenta um formato alongado e um sistema de drenagem classificado como regular. O canal principal apresenta tendência à sinuosidade e as altitudes variam entre 0,50 m e 712 m. A análise permitiu identificar tanto as fragilidades quanto as potencialidades da bacia, destacando aspectos como a suscetibilidade a enchentes, a tendência ao assoreamento, a velocidade do fluxo e o desenvolvimento do relevo, entre outros fatores relevantes para o manejo e a conservação da bacia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

