CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SIRINHAÉM, EM PERNAMBUCO, UTILIZANDO MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO PROVENIENTES DE SENSOR LIDAR

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID38684

Abstract

A caracterização morfométrica de bacias hidrográficas é essencial para a gestão eficaz dos recursos hídricos, uma vez que está estreitamente relacionada ao regime hidrológico da região. A compreensão dessas características é essencial para o planejamento e gestão dos recursos hídricos, fornecendo subsídios para a tomada de decisões por parte de gestores e profissionais da área, além de contribuir para a elaboração de políticas públicas que promovam um uso sustentável e equilibrado dos recursos hídricos. O objetivo deste estudo foi analisar as características morfométricas da bacia do rio Sirinhaém, no estado de Pernambuco, a partir de Modelos Digitais de Elevação (MDE) obtidos por perfilamento a laser aerotransportado (LiDAR). Foram realizadas a delimitação automática da bacia, a extração da rede hidrográfica e a obtenção de parâmetros morfométricos geométricos, hidrográficos e de relevo. Os resultados indicaram que a bacia do rio Sirinhaém apresenta um formato alongado e um sistema de drenagem classificado como regular. O canal principal apresenta tendência à sinuosidade e as altitudes variam entre 0,50 m e 712 m. A análise permitiu identificar tanto as fragilidades quanto as potencialidades da bacia, destacando aspectos como a suscetibilidade a enchentes, a tendência ao assoreamento, a velocidade do fluxo e o desenvolvimento do relevo, entre outros fatores relevantes para o manejo e a conservação da bacia.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Amaury Gouveia Pessoa Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Doutorando em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE), Especialista em Geoprocessamento pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC - Minas) e em Gestão de Projetos e Obras pela Faculdade de Ciências Humanas ESUDA, Engenheiro Civil pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) e Técnico em Edificações pela Escola Técnica Professor Agamemnon Magalhães (ETEPAM). Atualmente trabalha na Secretaria Executiva de Gestão e Planejamento Urbano e Habitação da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, atuando na área de Geociências e Planejamento Urbano e Ambiental, com ênfase no Cadastro Técnico Multifinalitário. Cumpriu Estágio de Docência nas turmas de Engenharia Civil da Escola Politécnica de Pernambuco (Poli/UPE) através da disciplina Hidrologia Aplicada. Também tem experiência nas áreas de projeto, orçamento e fiscalização de obras públicas. Detém conhecimento nas plataformas CAD e GIS e no Pacote Office.

Bruno José Silva de Medeiros, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Engenheiro Ambiental formado pela Universidade Federal de Campina Grande - Campus Pombal (UFCG/CCTA). Foi bolsista do Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX) no Projeto "Abastecimento de Água no Meio Rural: Fonte de Vida e Saúde" (2022) e participou como voluntário no Projeto de Extensão "Conscientização socioambiental para alunos de uma escola pública de Pombal-PB" (2019). Foi membro da Assessoria de Sustentabilidade do CCTA (2022/2023). Atuou no Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental CAEAmb como Assessor de Comunicação e Marketing (2019/2022) e como Presidente Geral (2022/2023). Atualmente é membro da Executiva Nacional dos Estudantes de Engenharia Ambiental (ENEEA Brasil). Atua principalmente nas seguintes áreas: Saneamento Básico, Saneamento Rural, Avaliação de Impactos Ambientais, Educação Ambiental e Sustentabilidade.

Euzonio Rizzi Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui curso técnico profissionalizante em edificações. Engenheiro Agrônomo e atualmente mestrando do Programa de Pós Grduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). É membro do grupo de ensino, pesquisa e extensão do laboratório de geotecnologias do Departamento de Tecnologia Rural DTR-UFRPE. Integrou o grupo de pesquisa do CNPq Política de Uso do Solo (POLUS). Membro da Liga Interdisciplinar de Geotecnologia Aplicada (LIGA) da UFRPE. Tem experiência em confecção de Cadastro Ambiental Rural (CAR). Possui também experiência em geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicados à análises ambientais, uso de QGIS e ArcGIS.

Maria Carolina da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Mestra em Engenharia Ambiental pela UFRPE. Graduada em Engenharia Ambiental pela UNINASSAU e em Ciências Biológicas/Ciências Ambientais pela UFPE. Experiência principal em Energias Renováveis (Parques Eólicos e Usinas Solares), Obras Portuárias (Cais, Enrocamentos e Dragagem) e Engorda de Praia. No planejamento, elaboração e execução dos projetos ambientais, conforme legislação ambiental vigente e as normas regulamentadoras. Conhecimento de adequação das normas ISO 14001, ISO 9001 e OHSAS 18000 e legislações pertinentes ao Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde - PGRSS, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos ? PGRS, Programa de Gerenciamento de Resíduos da Construção e Demolição ? PGRCD, Plano de Controle e Monitoramento Ambiental - PCMA, Plano de Controle Ambiental - PCA, Plano de Gestão da Qualidade Ambiental - PGQA, Plano de Monitoramento de Ruído, Plano de Monitoramento de Emissões Atmosféricas.

Marcus Metri Corrêa, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1996) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Mudanças Climáticas, Física do Solo, Hidrologia, poluição, segurança hídrica, segurança energética e qualidade de água.

Published

02-12-2025

How to Cite

PESSOA NETO, Amaury Gouveia; MEDEIROS, Bruno José Silva de; NETO, Euzonio Rizzi; SILVA, Maria Carolina da; CORRÊA, Marcus Metri. CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SIRINHAÉM, EM PERNAMBUCO, UTILIZANDO MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO PROVENIENTES DE SENSOR LIDAR. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 3, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n3ID38684. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/38684. Acesso em: 7 dec. 2025.

Issue

Section

NÚMERO ESPECIAL – Sensoriamento Remoto, Sistema de Informações Geográficas (SIG) e Geotecnologias