AVALIAÇÃO DO USO DA TERRA E DA VULNERABILIDADE À EROSÃO DO SOLO ANTES E APÓS OS DECRETOS DE CRIAÇÃO DA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E DO PARQUE ESTADUAL DOS PIRENEUS-GO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID38925Resumo
Objetivou-se avaliar, no período de 1985 a 2022, o uso da terra e as áreas de vulnerabilidade à perda de solos na Área de Proteção Ambiental (APA) dos Pireneus-GO e no Parque Estadual dos Pireneus-GO (PEP), adotando como recortes temporais os períodos anteriores e posteriores aos seus decretos de implementação. Utilizou-se a Equação Universal de Perda de Solos e técnicas de geoprocessamento. A implementação da APA e do PEP teve impacto parcialmente positivo na redução do desmatamento e perdas de solo. No entanto, ações adicionais são necessárias para alcançar resultados mais expressivos. O principal desafio é o monitoramento das atividades agropecuárias que ainda avançam nessas áreas. Revelou-se ainda 53 feições erosivas, sendo 10 consideradas de alta criticidade. Recomenda-se o monitoramento, reflorestamento de áreas críticas e cumprimento do plano de manejo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

