MODELOS DIGITAIS DE ELEVAÇÃO GERADOS COM SENSORES EMBARCADOS EM DRONES E SATÉLITES
ANÁLISE COMPARATIVA PARA PERÍCIAS AMBIENTAIS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39274Resumo
Provas materiais em perícias ambientais exigem alta precisão, sendo fundamentais na identificação de crimes e eventual condenação de suspeitos. Modelos Digitais de Elevação (MDE) são essenciais para análises topográficas. Porém, dados gratuitos de sensores orbitais podem ter escalas inadequadas (baixa resolução espacial). Este estudo compara MDEs gerados por aerofotogrametria com RPAS (drones) e pelo Copernicus/DEM (baseado no satélite Sentinel 1), avaliando sua eficácia em perícias ambientais. Os resultados indicam maior acurácia dos MDEs de drones em medições de altura e declividade, validadas com GNSS geodésico RTK. Conclui-se que laudos periciais podem ser mais confiáveis com MDEs de RPAS, embora custo e tempo de processamento devam ser considerados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

