DISCRIMINAÇÃO DE ÁREAS NATIVAS E PLANTADAS DE ARAUCARIA ANGUSTIFOLIA NO SUL DO BRASIL COM USO DA ANÁLISE ESPACIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39459Resumo
A intensa exploração das Florestas com Araucária colocou em extremo risco um dos tipos vegetacionais mais singulares do hotspot Mata Atlântica. O objetivo do presente estudo foi estabelecer critérios para diferenciar ocorrências naturais de Araucaria angustifolia em Floresta Ombrófila Mista (FOM) daquelas deliberadamente plantadas. Foram eleitas três áreas de estudo localizadas nos estados da região Sul. Os indivíduos foram georreferenciados pontualmente com uso de dados de alta resolução espacial (imagens de satélite), em distintos agrupamentos. Para avaliar os padrões espaciais, foram utilizadas técnicas estatísticas clássicas e ferramentas de análise espacial. Os resultados indicaram que as metodologias desenvolvidas são capazes de evidenciar esta diferenciação em imagens de satélite a partir dos padrões de distribuição espacial encontrados, viabilizando maior acurácia na identificação dos remanescentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

