ANÁLISE DA ESTRUTURA DA PAISAGEM NA ZONA DE AMORTECIMENTO DA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DE SÃO JOÃO DA PONTA, PARÁ, BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39880Resumo
Analisando a zona de amortecimento (ZA) da RESEX Marinha de São João da Ponta desde a criação em 2002 até 2022, a partir dos fragmentos de florestas (formação florestal, mangue e floresta alagável) organizados por tamanho: (1) pequeno (até 10 ha), (2) médio (10 a 100 ha) e (3) grande (maior que 100 ha) foi realizada a análise do uso e cobertura da terra e aplicação de métricas de ecologia de paisagens com uso de aeronave remotamente pilotada (ARP). Constatou-se o aumento considerável das classes de pastagem (91,65%) e de área urbanizada (130,33%). A classe floresta alagável diminuiu 16,23%, juntamente com a formação florestal em 17,78%, somente o mangue aumentou em 1,43%. Verificou-se que o uso de métricas de paisagens interligadas à utilização de ARP foi eficaz no estudo da dinâmica da ZA.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

