CLASSIFICAÇÃO EM ÁREAS DE MANDIOCA COM TÉCNICAS DE APRENDIZAGEM PROFUNDA EM IMAGEM OBTIDAS COM VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID39899Abstract
A mandioca, cultivada em todo o Brasil, exige monitoramento constante para garantir seu desenvolvimento saudável, apesar de ser uma planta rústica. Tradicionalmente, esse controle é feito por meio de visitas ao campo, o que pode ser ineficiente em grandes áreas. Este trabalho propõe o uso de técnicas de inteligência artificial e geoprocessamento com imagens capturadas por sensores embarcados em VANTs como alternativa mais ágil e precisa. O estudo foi realizado na EMBRAPA Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas–BA), utilizando dados obtidos por drone (DJI Phantom 4 Pro) e sensor multiespectral (Parrot Sequoia). O processamento foi feito com o Agisoft Metashape, a partir de índices de vegetação aplicados via Google Earth Engine e Google Colab. O trabalho apresenta os resultados obtidos com os algoritmos Gradiente Tree Boosting e Redes Neurais Convolucionais, ambos treinados para classificar quatro classes distintas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

