Urbanização no Terceiro Mundo, Turismo e a Metrópole "Desconcentrada": apontamentos e contribuições conceituais

Autores

  • Kelson de Oliveira Silva UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Palavras-chave:

Produção do espaço, Urbanização difusa, Globalização.

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, os países do Terceiro Mundo são incorporados ao sistema financeiro e produtivo mundial, se tornando o lócus de volumosos investimentos que buscavam meios de acumulação e reprodução. A urbanização brasileira, especialmente, é submetida a essa lógica, caracterizada por um “turbilhão demográfico” e fortemente vinculada ao setor terciário. Diante desse contexto, na década de 1990, o turismo é incorporado às políticas públicas como “alternativa” de geração de emprego e renda. O presente trabalho se constitui em ensaio exploratório, tendo como objetivo analisar a urbanização e sua associação com a pobreza, cujo lócus passa a ser cada vez mais a grande cidade submetida a processos de dispersão e difusão das moradias, serviços, indústrias, lazer, entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelson de Oliveira Silva, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Graduação e Mestrado em Geografia (UFRN). Doutorando em Geografia (PPGe/UFRN). Se especializando em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido (IFRN). Trabalhou como docente no Departamento de Gestão Ambiental da UERN; no Departamento de Geografia da UERN; e no Departamento de Geografia da UFRN. Experiência docente no Ensino Básico, em escolas públicas e privadas. Atualmente, é professor na Esc. Est. Inter. Ubaldo B. Melo. Foi professor/orientador na Especialização em Mídias na Educação (UERN) e na Especialização em Gestão Ambiental (UERN). Enquanto pesquisador contribui com o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Turismo e Sociedade (UFRN), coordenado pela Profª. Drª. Maria A. P. Fonseca. É bolsista do Curso de Geografia da UFRN, na qualidade de tutor à distância. Autor do livro A residência secundária no Brasil dinâmica espacial e contribuições conceituais ; bem como de artigos e trabalhos publicados em periódicos e eventos acadêmicos.

Downloads

Publicado

08-01-2014

Como Citar

SILVA, K. de O. Urbanização no Terceiro Mundo, Turismo e a Metrópole "Desconcentrada": apontamentos e contribuições conceituais. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 76–91, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/4115. Acesso em: 28 mar. 2024.