Urbanização no Terceiro Mundo, Turismo e a Metrópole "Desconcentrada": apontamentos e contribuições conceituais
Palavras-chave:
Produção do espaço, Urbanização difusa, Globalização.Resumo
A partir da segunda metade do século XX, os países do Terceiro Mundo são incorporados ao sistema financeiro e produtivo mundial, se tornando o lócus de volumosos investimentos que buscavam meios de acumulação e reprodução. A urbanização brasileira, especialmente, é submetida a essa lógica, caracterizada por um “turbilhão demográfico” e fortemente vinculada ao setor terciário. Diante desse contexto, na década de 1990, o turismo é incorporado às políticas públicas como “alternativa” de geração de emprego e renda. O presente trabalho se constitui em ensaio exploratório, tendo como objetivo analisar a urbanização e sua associação com a pobreza, cujo lócus passa a ser cada vez mais a grande cidade submetida a processos de dispersão e difusão das moradias, serviços, indústrias, lazer, entre outros.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.