TRANSFORMAÇÕES NO USO DA TERRA EM ÁREAS DESMATADAS DO CERRADO DO NORDESTE GOIANO: UMA ANÁLISE COM APRENDIZADO DE MÁQUINA NO GOOGLE EARTH ENGINE.
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n3ID41257Abstract
O avanço da fronteira agrícola no Nordeste Goiano tem provocado transformações significativas na paisagem e pressões sobre territórios tradicionalmente preservados, como comunidades quilombolas e unidades de conservação. Este estudo analisou áreas desmatadas em 2016 e classificou os usos consolidados da terra nos anos de 2017 e 2023, utilizando algoritmos de aprendizado de máquina na plataforma Google Earth Engine. Foram utilizados os classificadores Random Forest, SVM e CART, aplicados a imagens Sentinel-2, e dados da Plataforma TerraBrasilis, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Os resultados apontam para a predominância da pastagem nas áreas desmatadas, evidenciando a consolidação da pecuária extensiva como vetor de uso da terra. As análises indicam a superioridade do Random Forest em ambientes de elevada heterogeneidade espectral. O estudo oferece subsídios para o monitoramento ambiental e políticas públicas voltadas à conservação do Cerrado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

