O Índice Territorial de Desenvolvimento Humano para o Distrito de Chibuto - Moçambique
Resumo
Refletir sobre o índice do desenvolvimento dos territórios, implica destacar as noções de desenvolvimento, olhando para as disparidades territoriais e as oportunidades e capacidades da população para aceder aos recursos para a satisfação das suas necessidades básicas e seu desenvolvimento humano.
O trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados da construção do Índice Territorial de Desenvolvimento Humano (ITDH) para o Distrito de Chibuto, localizado na Província de Gaza, em Moçambique. Para tal, fez-se uma análise bibliográfica de autores que discutem o conceito desenvolvimento, bem como o desenvolvimento humano, onde se obteve bases para a construção do índice. Na primeira parte, o artigo comporta uma abordagem do conceito de desenvolvimento e sua mensuração, vista de várias maneiras pelos diferentes autores. Na segunda e última parte, destaca-se a construção do próprio Índice Territorial de Desenvolvimento Humano para o Distrito de Chibuto.
Palavras Chave: Índice, Desenvolvimento Humano, Chibuto, Moçambique.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.