O Índice Territorial de Desenvolvimento Humano para o Distrito de Chibuto - Moçambique

Autores

  • Nelson Maria Rosário Univerdsiade Eduardo Mondlane
  • Alfeu Jacinto Vilanculos Universidade Eduardo Mondlane

Resumo

Refletir sobre o índice do desenvolvimento dos territórios, implica destacar as noções de desenvolvimento, olhando para as disparidades territoriais e as oportunidades e capacidades da população para aceder aos recursos para a satisfação das suas necessidades básicas e seu desenvolvimento humano.

O trabalho tem como objetivo, apresentar os resultados da construção do Índice Territorial de Desenvolvimento Humano (ITDH) para o Distrito de Chibuto, localizado na Província de Gaza, em Moçambique. Para tal, fez-se uma análise bibliográfica de autores que discutem o conceito desenvolvimento, bem como o desenvolvimento humano, onde se obteve bases para a construção do índice. Na primeira parte, o artigo comporta uma abordagem do conceito de desenvolvimento e sua mensuração, vista de várias maneiras pelos diferentes autores. Na segunda e última parte, destaca-se a construção do próprio Índice Territorial de Desenvolvimento Humano para o Distrito de Chibuto.

Palavras Chave: Índice, Desenvolvimento Humano, Chibuto, Moçambique.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08-01-2014

Como Citar

ROSÁRIO, N. M.; VILANCULOS, A. J. O Índice Territorial de Desenvolvimento Humano para o Distrito de Chibuto - Moçambique. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–16, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/4393. Acesso em: 26 abr. 2024.