O perfil dos usuários e a relação das áreas verdes urbanas nos serviços públicos de saúde de Mandaguari (PR)

Autores

  • Nestor Alexandre Perehouskei Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.
  • Bruno Luiz Domingos De Angelis Universidade Estadual de Maringá (UEM).
  • Udelysses Janete Veltrini Fonzar Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda (UNINGÁ). Faculdade Ingá.
  • João Vítor Meza Bravo Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Palavras-chave:

Território. Saúde. Áreas verdes urbanas. Método. Ordenamento territorial

Resumo

O presente trabalho representa uma pesquisa sobre a importância das áreas verdes para os serviços públicos de saúde, que podem atuar em apoio à qualidade nos tratamentos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir da aplicação de questionários junto às comunidades usuárias das 6 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade de Mandaguari, Paraná, explorou-se questões que norteiam as relações existentes entre as áreas verdes e os serviços de saúde. De acordo com os resultados a população usuária dos serviços dedica pouco tempo semanal ao lazer, por considerarem-se pessoas caseiras, ou seja, que vivenciam seu cotidiano com pouca permanência em espaços públicos ou em atividades de lazer, dedicando seu tempo, principalmente, em atividades profissionais, estudos ou cuidando de familiares enfermos. Além disso, possuem poucas opções de áreas verdes na cidade, sendo a única área de referência, o Parque da Pedreira. No entanto, a população tem consciência da importância do contato com o verde para a prevenção da saúde, acredita no bem estar e qualidade de vida proporcionados pelos espaços públicos verdes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Alexandre Perehouskei, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Doutor em Geografia Ambiental e Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Bruno Luiz Domingos De Angelis, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Docente do Departamento de Agronomia e Programas de Pós-Graduação Mestrado em Engenharia Urbana e Mestrado e Doutorado em Geografia da UEM.

Udelysses Janete Veltrini Fonzar, Unidade de Ensino Superior Ingá Ltda (UNINGÁ). Faculdade Ingá.

Docente do Departamento de Medicina.

João Vítor Meza Bravo, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

08-01-2014

Como Citar

PEREHOUSKEI, N. A.; DE ANGELIS, B. L. D.; FONZAR, U. J. V.; BRAVO, J. V. M. O perfil dos usuários e a relação das áreas verdes urbanas nos serviços públicos de saúde de Mandaguari (PR). Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 17–42, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/4394. Acesso em: 25 abr. 2024.