As Redes Socioespaciais no Âmbito na Atuação do Movimento Dos Trabalhadores Sem-Teto de Pernambuco: uma estratégia à construção da emancipação popular

Autores

  • Otávio Augusto Alves dos Santos Doutorando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Redes socioespaciais, Movimento sem-teto, Práticas espaciais

Resumo

O objetivo desse trabalho é demonstrar como as redes socioespaciais são constituídas no âmbito da atuação do Movimento dos Trabalhadores Sem-teto de Pernambuco (MTST/PE). Para tanto, procuramos tecer algumas considerações a respeito do tema das redes nas ciências sociais, dando destaque a forma através da qual a Geografia deve tratar esse assunto. Depois, apresentamos de maneira sucinta os resultados da pesquisa elaborada pelo autor, onde foram elencadas as diferentes práticas espaciais desempenhadas pelo MTST/PE. Por último, realizamos uma reflexão sobre a prática da construção de redes socioespaciais na trajetória do MTST/PE. Vimos que essas redes são responsáveis pela radicalização das lutas do referido movimento, pois por meio delas é que são definidas suas estratégias de emancipação popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Otávio Augusto Alves dos Santos, Doutorando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Geografia (2010), Mestre em Desenvolvimento Urbano (2013) e Doutorando em Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é professor da rede particular de ensino superior e tutor de educação a distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos temas: Urbanização, Meio Ambiente e Movimentos Sociais.

Downloads

Publicado

08-01-2014

Como Citar

DOS SANTOS, O. A. A. As Redes Socioespaciais no Âmbito na Atuação do Movimento Dos Trabalhadores Sem-Teto de Pernambuco: uma estratégia à construção da emancipação popular. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 43–57, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/4874. Acesso em: 24 abr. 2024.