A UTILIZAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO E DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS AGROPECUÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL

Autores

  • Rafael Pereira da Silva UFRN
  • Angélica Verônica de Oliveira Martins UFRN
  • Paulo César de Araújo UFRN

Palavras-chave:

Geoprocessamento, Região Metropolitana de Natal, Pecuária bovina leiteira

Resumo

O Geoprocessamento influencia de maneira crescente as áreas de Geografia, Cartografia, gestão de recursos naturais, transportes, comunicações, energia, bem como o planejamento urbano e regional. As atividades que envolvem o Geoprocessamento são desenvolvidas por sistemas específicos, os quais são identificados como Sistemas de Informação Geográfica (SIG), aplicativos capazes de reunir e vincular objetos gráficos a estruturas de banco de dados, permitindo a realização de complexas análises espaciais. Por meio do presente trabalho objetiva-se apresentar uma discussão sobre o uso do geoprocessamento nas análises agropecuárias, bem como apresentar a aplicação de tal ferramenta para produção de uma cartografia que possibilite espacializar a pecuária leiteira na Região Metropolitana de Natal. A metodologia adotada para elaboração deste trabalho consistiu na realização de pesquisa bibliográfica; levantamento e sistematização de dados secundários coletados junto ao IBGE; elaboração e análise de mapas temáticos. Os resultados obtidos evidenciam que a pecuária bovina leiteira vem sendo praticada em todos os municípios da Região Metropolitana de Natal, com diferentes intensidades no que se refere ao efetivo do rebanho, número de vacas ordenhadas, volume de leite produzido e valor da produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Pereira da Silva, UFRN

Departamento de Geografia

Angélica Verônica de Oliveira Martins, UFRN

Departamento de Geografia

Paulo César de Araújo, UFRN

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

09-05-2014

Como Citar

SILVA, R. P. da; OLIVEIRA MARTINS, A. V. de; ARAÚJO, P. C. de. A UTILIZAÇÃO DO GEOPROCESSAMENTO E DA CARTOGRAFIA NOS ESTUDOS AGROPECUÁRIOS: UM ESTUDO DE CASO PARA A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 26, n. 2, p. 92–108, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/5299. Acesso em: 16 abr. 2024.