Produção do espaço no litoral de Parnamirim-RN e Nísia Floresta-RN

Autores

  • Elizângela Oliveira

Resumo

A proposta do artigo é analisar o processo de produção do espaço relacionado com as atividades de lazer e de turismo no litoral de Parnamirim e Nísia Floresta, da década de 1980 até os dias de hoje. A metodologia contou com os seguintes procedimentos: procedimentos metodológicos: levantamento de dados em órgãos e instituições governamentais, tais como: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR/RN) e Prefeituras Municipais; levantamento, georreferenciamento e mapeamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços; registros fotográficos; e realização de entrevistas com 98 empresários dos segmentos comercial e de serviço. Concluímos daí que os municípios que inicialmente se constituíram em espaços de consumo passam a ser espaços de produção para atender a uma demanda do turismo e do lazer, com o crescimento de tipos variados de comércio e serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizângela Oliveira

Licenciada em Geografia e mestre em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Membro do grupo de pesquisa Turismo e Sociedade.

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

OLIVEIRA, E. Produção do espaço no litoral de Parnamirim-RN e Nísia Floresta-RN. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 213–230, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/5998. Acesso em: 26 abr. 2024.