AS REDES GEOGRÁFICAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE MEL EM SERGIPE

Autores

  • Maria do Socorro Ferreira da SILVA Universidade Federal de Sergipe
  • Edimilson Gomes da SILVA Universidade Federal de Sergipe/Pesquisador do GEOPLAN
  • Rosemeri Melo e SOUZA Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID6035

Palavras-chave:

Redes Geográficas, potencial fitogeográfico, produção de mel.

Resumo

A apicultura é uma atividade que auxilia na conservação da biodiversidade e gera fonte de renda para os apicultores. Esse trabalho visa analisar a produção de mel em Sergipe a partir das redes geográficas. A pesquisa foi realizada através de levantamento bibliográfico; entrevistas com representantes da Federação dos Apicultores de Sergipe, com  Associações de Apicultores e apicultores; e, pesquisa de campo nos apiários e territórios com potencial fitogeográfico. A configuração espacial das redes geográficas em Sergipe é composta pelas redes de produção; técnica-científica, informacional e financeira; e, de comercialização as quais ultrapassam os limites territoriais sergipanos alcançando a Bahia. As evidências apontam a necessidade de estratégias para melhorar o funcionamento das redes, promovendo a articulação entre seus nós de modo que não exclua os pequenos produtores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Ferreira da SILVA, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia. Profª Adjunta do DGE/UFS e Pesquisadora do GEOPLAN/UFS/CNPq.

Edimilson Gomes da SILVA, Universidade Federal de Sergipe/Pesquisador do GEOPLAN

Doutor em Geografia pelo NPGEO/UFS, e Pesquisador do GEOPLAN/UFS/CNPq.

Rosemeri Melo e SOUZA, Universidade Federal de Sergipe

Pós-doutora em Biogeografia e Profª Associada da UFS dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia/NPGEO/UFS e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA). Líder do GEOPLAN/UFS/CNPq, e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

02-08-2016

Como Citar

SILVA, M. do S. F. da; SILVA, E. G. da; SOUZA, R. M. e. AS REDES GEOGRÁFICAS NA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE MEL EM SERGIPE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 70–87, 2016. DOI: 10.21680/2177-8396.2016v28n1ID6035. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/6035. Acesso em: 26 abr. 2024.