Geotecnologias, níveis de vida e relações entre os espaços públicos e serviços de saúde na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso

Autores

  • Nestor Alexandre Perehouskei Universidade Federal do Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.
  • Jeater Waldemar Maciel Correa Santos Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis
  • Tatiane Duarte Silva Oliveira UFMT, Campus de Rondonópolis

Palavras-chave:

Espaços públicos, serviços de saúde, geoprocessamento, território, Programa Saúde da Família.

Resumo

O presente estudo pretende a partir de mapeamento de solo urbano, com a utilização de técnicas de geoprocessamento e dados coletados nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF), fazer uma avaliação da variação espaço-temporal dos níveis de bem estar e qualidade de vida da cidade de Rondonópolis, bem como verificar se há correlação entre essas variáveis e os padrões de uso e ocupação do solo na referida cidade. Uma análise exploratória sobre os dados do Sistema de Informação e Atenção básica, referente ao período de 2010 a 2013, revelou que os problemas respiratórios e circulatórios são os de maior ocorrência, pressupondo em seus tratamentos, a realização de atividades físicas. Para tanto, a utilização de espaços públicos para este fim, ressoa como desafio nas pequenas e médias cidades, principalmente em suas áreas periféricas, onde, normalmente, existem poucos ou nenhum espaço público que possa ser aproveitado para a realização de atividades no âmbito do setor de saúde. Nesta perspectiva, espera-se com os resultados deste estudo propor novas possibilidades de intervenção no planejamento urbano da cidade de Rondonópolis, com relação à localização, manutenção e ornamentação desses espaços em prol da saúde e qualidade de vida de sua população.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nestor Alexandre Perehouskei, Universidade Federal do Mato Grosso, Campus de Rondonópolis.

Professor associado e pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFMT, Campus de Rondonópolis

Jeater Waldemar Maciel Correa Santos, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Campus de Rondonópolis

Docente do Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia da UFMT, Campus de Rondonópolis

Tatiane Duarte Silva Oliveira, UFMT, Campus de Rondonópolis

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia da UFMT, Campus de Rondonópolis

Downloads

Publicado

02-06-2015

Como Citar

PEREHOUSKEI, N. A.; SANTOS, J. W. M. C.; OLIVEIRA, T. D. S. Geotecnologias, níveis de vida e relações entre os espaços públicos e serviços de saúde na cidade de Rondonópolis, Mato Grosso. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 35–62, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/6489. Acesso em: 26 abr. 2024.