MEGA-EMPREENDIMENTOS URBANOS E INJUSTIÇAS AMBIENTAIS: ALGUMAS REFLEXÕES A PROPÓSITO DO PROJETO NOVO RECIFE, RECIFE/PE

Autores

  • Sofia Barbosa MAHMOOD Universidade Federal de Pernambuco
  • Otávio Augusto Alves dos SANTOS Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID6523

Palavras-chave:

Justiça ambiental, Desigualdades socioambientais, Novo Recife

Resumo

Este trabalho procura debater o caráter socioambientalmente injusto de mega-empreendimentos privados ligados ao mercado imobiliário, observando-se as especificidades da urbanização na cidade do Recife e as recentes nuances de sua dinâmica socioespacial, marcada pela consolidação do empreendedorismo como modelo de planejamento. Isso é feito a partir de uma análise crítica do Projeto Novo Recife, empreendimento imobiliário de luxo que ainda está em apreciação judicial, mas que tem proporcionado um amplo ambiente de debates na cidade em função de suas irregularidades e prováveis impactos socioambientais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofia Barbosa MAHMOOD, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE. Trabalhou em projetos na área de Urbanismo junto a Organização não-governamental Habitat para Humanidade e ao escritório Vaastu Arquitetura e Urbanismo. Também atuou como pesquisadora no Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Socioambientais. Desenvolve pesquisas nas áreas de Planejamento Urbano, com ênfase nos temas: Política Habitacional, Sustentabilidade e Conforto Ambiental.

Downloads

Publicado

02-08-2016

Como Citar

MAHMOOD, S. B.; SANTOS, O. A. A. dos. MEGA-EMPREENDIMENTOS URBANOS E INJUSTIÇAS AMBIENTAIS: ALGUMAS REFLEXÕES A PROPÓSITO DO PROJETO NOVO RECIFE, RECIFE/PE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 122–136, 2016. DOI: 10.21680/2177-8396.2016v28n1ID6523. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/6523. Acesso em: 24 abr. 2024.