TRANSFORMAÇÕES SÓCIO TERRITORIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DO ARROZ ECOLÓGICO EM ASSENTAMENTOS RURAIS

  • Michele LINDNER Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria VIEIRA MEDEIROS Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Palavras-chave: Arroz ecológico, assentamentos rurais, sustentabilidade

Resumo

A produção do arroz ecológico em assentamentos rurais na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) se apresenta como uma experiência inovadora tanto em termos tecnológicos quanto nas dimensões socioeconômica, cultural e ambiental. Isso porque ao aderirem a essa nova prática produtiva as famílias agricultoras assentadas rompem não apenas com um padrão de produção agrícola dependente de insumos externos, mas constroem novas relações socioespaciais. Assim, este artigo busca analisar como ocorreu o processo de transformação sócio territorial na RMPA e que impacto essas transformações estão tendo na vida dos agricultores assentados, agentes dessa transformação, levando em conta as dimensões: Ecológica; social; econômica; cultural; política; e ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele LINDNER, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Geógrafa, especialista em Geociências, Mestre em Extensão Rural, Doutora em Geografia, Pesquisadora PNPD no POSGEA UFRGS.
Rosa Maria VIEIRA MEDEIROS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Professora associada do Departamento de Geografia e Programa de Pós Graduação em Geografia da UFRGS.
Publicado
29-09-2015
Como Citar
LINDNER, M.; VIEIRA MEDEIROS, R. M. TRANSFORMAÇÕES SÓCIO TERRITORIAIS NA REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE: A EXPERIÊNCIA DA PRODUÇÃO DO ARROZ ECOLÓGICO EM ASSENTAMENTOS RURAIS. Sociedade e Território, v. 27, n. 2, p. 79-94, 29 set. 2015.