EXPANSÃO DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DE MINERAÇÃO E TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO CERRADO GOIANO (GOIÁS/BRASIL)
Palavras-chave:
Território, Mineração, Efeitos Socioespaciais.Resumo
O artigo propõe compreender a territorialização e expansão dos grandes empreendimentos de mineração nos territórios do Cerrado em Goiás. Ainda procura demonstrar que esse processo intensifica a apropriação do subsolo, entendido como território em disputa. A metodologia utilizada adota procedimentos da pesquisa qualitativa e levantamento de dados quantitativos. Verifica-se uma geopolítica das empresas de mineração e energia na ocupação do Cerrado, conforme a expansão dos grandes empreendimentos mineradores. Esse processo está associado a mundialização do capital e a reprimarização da economia brasileira contemporânea, colocando o Cerrado goiano no cenário mundial com a produção de mercadorias por meio da modernização do território e implementação de empreendimentos econômicos dependentes da commoditização dos recursos naturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.