EXPANSÃO DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DE MINERAÇÃO E TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO CERRADO GOIANO (GOIÁS/BRASIL)

Autores/as

  • Ricardo Junior de Assis Fernandes GONÇALVES Universidade Estadual de Goiás
  • Marcelo Rodrigues MENDONÇA Instituto de Estudos Socioambientais na Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG.

Palabras clave:

Território, Mineração, Efeitos Socioespaciais.

Resumen

O artigo propõe compreender a territorialização e expansão dos grandes empreendimentos de mineração nos territórios do Cerrado em Goiás. Ainda procura demonstrar que esse processo intensifica a apropriação do subsolo, entendido como território em disputa. A metodologia utilizada adota procedimentos da pesquisa qualitativa e levantamento de dados quantitativos. Verifica-se uma geopolítica das empresas de mineração e energia na ocupação do Cerrado, conforme a expansão dos grandes empreendimentos mineradores. Esse processo está associado a mundialização do capital e a reprimarização da economia brasileira contemporânea, colocando o Cerrado goiano no cenário mundial com a  produção de mercadorias por meio da modernização do território e implementação de empreendimentos econômicos dependentes da commoditização dos recursos naturais. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ricardo Junior de Assis Fernandes GONÇALVES, Universidade Estadual de Goiás

Professor no Curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás - Campus Iporá.

Doutorando no Curso de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás - IESA/UFG. 

Marcelo Rodrigues MENDONÇA, Instituto de Estudos Socioambientais na Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG.

Professor nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Socioambientais na Universidade Federal de Goiás – IESA/UFG. 

Publicado

29-09-2015

Cómo citar

GONÇALVES, R. J. de A. F.; MENDONÇA, M. R. EXPANSÃO DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DE MINERAÇÃO E TERRITÓRIOS EM DISPUTA NO CERRADO GOIANO (GOIÁS/BRASIL). Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 206–228, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/7438. Acesso em: 22 jul. 2024.