ATIVIDADE DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO CIENTÍFICO PARA A CHAPADA DO ARARIPE, CEARÁ, NE DO BRASIL

Autores

  • Joyce Clara Vieira FERREIRA Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Doutoranda
  • Bárbara Danielle Andrade de Castro PRAXEDES UFRN/graduanda
  • Marcelo dos Santos CHAVES UFRN/Prof. Assoc. I. Departamento de Geografia – DGE
  • Zuleide Maria Carvalho LIMA UFRN/Profa. Assoc. II. Departamento de Geografia – DGE/PPGe

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID7733

Palavras-chave:

Ensino, Geografia, Roteiro, Chapada do Araripe.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de roteiro de campo voltada para os conteúdos das disciplinas relativas à Geografia Física, no Geopark do Araripe, Estado do Ceará, NE do Brasil. Na metodologia foram definidas quatro etapas de pesquisa: etapa pré-campo, destinada ao planejamento da atividade, originando um roteiro preliminar; etapa interação, momento de conscientizar os alunos sobre a importância da aula de campo e definir a atuação dos mesmos durante o desenvolvimento das atividades; e etapa pós-campo, análise das informações obtidas durante a excussão e elaboração da proposta desse artigo. Portanto, o resultado deste trabalho consistiu na apresentação do roteiro científico, atentando para as informações referentes à logística das atividades, bem como, para o conteúdo apresentado pelos professores em campo, sempre aliados à teoria estudada em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joyce Clara Vieira FERREIRA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte/Doutoranda

Departamento de Geografia da UFRN

Bárbara Danielle Andrade de Castro PRAXEDES, UFRN/graduanda

Depatamento de Geografia

Marcelo dos Santos CHAVES, UFRN/Prof. Assoc. I. Departamento de Geografia – DGE

Prof. Assoc. I. Departamento de Geografia – DGE

Zuleide Maria Carvalho LIMA, UFRN/Profa. Assoc. II. Departamento de Geografia – DGE/PPGe

Profa. Assoc. II. Departamento de Geografia – DGE/PPGe

Downloads

Publicado

02-08-2016

Como Citar

FERREIRA, J. C. V.; PRAXEDES, B. D. A. de C.; CHAVES, M. dos S.; LIMA, Z. M. C. ATIVIDADE DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO CIENTÍFICO PARA A CHAPADA DO ARARIPE, CEARÁ, NE DO BRASIL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 174–192, 2016. DOI: 10.21680/2177-8396.2016v28n1ID7733. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/7733. Acesso em: 20 abr. 2024.