ATIVIDADE DE CAMPO E O ENSINO DE GEOGRAFIA FÍSICA: UMA PROPOSTA DE ROTEIRO CIENTÍFICO PARA A CHAPADA DO ARARIPE, CEARÁ, NE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID7733Palavras-chave:
Ensino, Geografia, Roteiro, Chapada do Araripe.Resumo
Este artigo tem por objetivo apresentar uma proposta de roteiro de campo voltada para os conteúdos das disciplinas relativas à Geografia Física, no Geopark do Araripe, Estado do Ceará, NE do Brasil. Na metodologia foram definidas quatro etapas de pesquisa: etapa pré-campo, destinada ao planejamento da atividade, originando um roteiro preliminar; etapa interação, momento de conscientizar os alunos sobre a importância da aula de campo e definir a atuação dos mesmos durante o desenvolvimento das atividades; e etapa pós-campo, análise das informações obtidas durante a excussão e elaboração da proposta desse artigo. Portanto, o resultado deste trabalho consistiu na apresentação do roteiro científico, atentando para as informações referentes à logística das atividades, bem como, para o conteúdo apresentado pelos professores em campo, sempre aliados à teoria estudada em sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.