DIAGNÓSTICO DA SEGURANÇA TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE INHAMBANE EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DO PROCESSO PÚBLICO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO
Palavras-chave:
Segurança. Turismo. Inhambane.Resumo
O estudo aborda a importância da segurança para o desenvolvimento da atividade turística no município de Inhambane (MI) em Moçambique. Em uma época em que a demanda turística está mais exigente e qualificada e a concorrência entre os destinos está acentuada, entender e planejar o território mostra-se tarefa fundamental dos gestores públicos e privados. Por intermédio da pesquisa bibliográfica e documental, da aplicação de questionários e de entrevistas, da observação e da realização de um workshop, buscaram-se informações que suportaram o diagnóstico da segurança turística no MI. O MI não está alheio a problemas de segurança turística, visto que, o estudo confirmou que existem dificuldades no planejamento e gestão do turismo, no geral, e especificamente da segurança turística. Conclui-se que o MI é um destino que pode ver seus esforços, de desenvolvimento turístico, fadados ao insucesso se, a curto e médio prazo, os intervenientes do turismo não incorporarem em suas ações de planejamento e gestão elementos concretos que contribuam para melhorar a qualidade da oferta turística. Conflitos políticos e militares e a exposição do território a eventos extremos como o ciclone, por exemplo, associado à carência de recursos materiais e financeiros, são exemplos de riscos que podem “minar” o desenvolvimento local.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.