DIAGNÓSTICO DA SEGURANÇA TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE INHAMBANE EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DO PROCESSO PÚBLICO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Autores

Palavras-chave:

Segurança. Turismo. Inhambane.

Resumo

O estudo aborda a importância da segurança para o desenvolvimento da atividade turística no município de Inhambane (MI) em Moçambique. Em uma época em que a demanda turística está mais exigente e qualificada e a concorrência entre os destinos está acentuada, entender e planejar o território mostra-se tarefa fundamental dos gestores públicos e privados. Por intermédio da pesquisa bibliográfica e documental, da aplicação de questionários e de entrevistas, da observação e da realização de um workshop, buscaram-se informações que suportaram o diagnóstico da segurança turística no MI. O MI não está alheio a problemas de segurança turística, visto que, o estudo confirmou que existem dificuldades no planejamento e gestão do turismo, no geral, e especificamente da segurança turística. Conclui-se que o MI é um destino que pode ver seus esforços, de desenvolvimento turístico, fadados ao insucesso se, a curto e médio prazo, os intervenientes do turismo não incorporarem em suas ações de planejamento e gestão elementos concretos que contribuam para melhorar a qualidade da oferta turística. Conflitos políticos e militares e a exposição do território a eventos extremos como o ciclone, por exemplo, associado à carência de recursos materiais e financeiros, são exemplos de riscos que podem “minar” o desenvolvimento local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helsio Amiro Motany de Albuquerque AZEVEDO, Universidade Eduardo Mondlane - Escola Superior de Hotelaria e Turismo de Inhambane

Graduado em Turismo pela Universidade Eduardo Mondlane (2006), mestre em Planeamento e Gestão Ambiental pela Universidade Católica de Brasília (2009) e doutor em Geografia pelo Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Actualmente é docente na categoria de assistente e Director-Adjunto para a Investigação e Extensão na Universidade Eduardo Mondlane, Escola Superior de Hotelaria e Turismo. Foi bolsista da CAPES no programa PEC-PG (Doutoramento) e bolsista CNPq (Mestrado)

Downloads

Publicado

28-12-2015

Como Citar

AZEVEDO, H. A. M. de A. DIAGNÓSTICO DA SEGURANÇA TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE INHAMBANE EM MOÇAMBIQUE: UMA ANÁLISE DO PROCESSO PÚBLICO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 3, p. 115–144, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/7855. Acesso em: 26 abr. 2024.