OS CONFLITOS DO/NO HIDROTERRITÓRIO NORTE-MINEIRO
Resumo
A água se tornou um recurso estratégico na sociedade capitalista e, por isso, sua gestão tem sido alvo de vários estudos. Esses alertam para a necessidade de se cumprir a Lei das Águas brasileira (Lei n°. 9433/97) que versa sobre o acesso a água em qualidade e quantidade suficientes para uma vida digna. Entretanto, contrária a Lei, existe um processo de privatização das águas no Norte de Minas que tem prejudicado comunidades que deixam de ter acesso ao recurso. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é discutir o conceito de hidroterritório a partir da realidade da região Norte de Minas Gerais. Para tanto, foi adotada uma metodologia baseada em pesquisa bibliográfica, trabalhos de campo, entrevistas e documentação iconográfica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.