AS BASES CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DIVISIONISTA DO ESTADO DO PIAUÍ

Autores

  • Wendell Teles de LIMA Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB
  • Cleuter Tenazor TANANTA Universidade do Estado do Amazonas - UEA
  • Ana Maria Libório de OLIVEIRA Universidade do Estado do Amazonas - UEA

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID8489

Palavras-chave:

Piauí, Divisão, Propostas.

Resumo

O processo de redivisão atual do Estado do Piauí leva a proposição de criação ao sul do estado, contextualizado o fenômeno, observou-se o surgimento de uma nova unidade interiorizada no território brasileiro. Fruto da expansão econômica e do estabelecimento de atores territorializantes. E suas ações devem ser analisadas de forma relativizada com a atualidade.  Correlações são necessárias para entender que os processos divisionistas não são aleatórias, o surgimento da Gurgueia é ligado a esse fenômeno. Para sua compreensão foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, baseada na compressão das propostas divisionistas, que têm relação com a modificação piauiense, que visa analisar e identificar as propostas direcionadas ao Piauí com objetivo de aprofundar a proposta de divisão atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wendell Teles de LIMA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA/Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB

Doutor em Geografia - UFPR, Mestre em Geografia - UNIR, Especialista em Turismo e Gestão Territorial - UFAM - Bacharel em Geografia - UFAM, Licenciatura em Geografia - UFAM, Professor Efetivo da Universidade do Estado do Amazonas - UEA/ Centro de Estudos Superiores de Tabatinga/CSTB, Líder do Grupo de Pesquisa Estudo Geográfico/GEPG

Cleuter Tenazor TANANTA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Professora do CESTB/UEA

Ana Maria Libório de OLIVEIRA, Universidade do Estado do Amazonas - UEA

Licenciado em Pedagogia - UEA

Downloads

Publicado

02-08-2016

Como Citar

DE LIMA, W. T.; TANANTA, C. T.; OLIVEIRA, A. M. L. de. AS BASES CONSTITUTIVAS DO PROCESSO DIVISIONISTA DO ESTADO DO PIAUÍ. Sociedade e Território, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 137–155, 2016. DOI: 10.21680/2177-8396.2016v28n1ID8489. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/8489. Acesso em: 26 abr. 2024.