RENDA DA TERRA EM NEPOMUCENO - MG
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n1ID8509Palavras-chave:
Renda da Terra, Nepomuceno, Arrendamentos.Resumo
O intuito deste artigo é discutir as formas de renda da terra agrícola existentes no município de Nepomuceno. As categorias de renda fundiária formuladas por Karl Marx forneceram o aporte teórico-metodológico para a construção da análise realizada. Ademais, objetivou-se explicar o processo de especulação imobiliária e fundiária vigente em Nepomuceno, o qual favorece os arrendamentos, muito presentes na realidade municipal. Ênfase foi conferida à renda da terra diferencial, a qual atua intensamente em terras nepomucenenses. Tanto a renda diferencial I, vinculada à localização e à fertilidade natural dos solos, quanto a renda diferencial II, atrelada à aplicação de capitais e técnicas nos solos, foram analisadas neste texto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.