APONTAMENTOS HISTÓRICOS E SOCIOLÓGICOS SOBRE A GEOGRAFIA FÍSICA: A QUESTÃO DO MECANICISMO E DA MULTICAUSALIDADE
Palabras clave:
geografia física, causalidade, filosofia da ciência, mecanicismo, geoesferaResumen
O trabalho procura estabelecer relações entre o mecanicismo e o surgimento da geografia física a partir de uma leitura da filosofia da ciência. Destacamos a lei da causalidade como sendo o núcleo agregador para se pensar a natureza e suas relações, a partir da lei de causa e efeito. Uma transformação metafísica na lei da causalidade permite o surgimento da geografia física, diferentemente dos ingleses que pensam a fisiografia da paisagem a partir do associativismo de Hume, a geografia física forma-se a partir da lei kantiana da causa da causalidade, que em Humboldt e em Ritter será o núcleo da geoesfera.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.