A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL E A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER: UMA LEITURA A PARTIR DO RIO GRANDE DO NORTE
Palabras clave:
Palavras-chave, Fragmentação do território, Poder, Municípios.Resumen
No Brasil, após a Constituição de 1988, foram criados mais de 500 municípios, dos quais 15 estão no Rio Grande do Norte. A criação de novos municípios, além de (re)produzir o território, manifestou-se como expressão das estruturas e relações de poder, evidenciando três aspectos importantes: o institucional expresso pelo aparato legal do Estado; o político, relacionado à reprodução do poder; e o econômico que redefiniu usos e funções do território. As novas cidades passaram a demandar práticas sociais, que dinamizaram a economia, em especial o comércio e os serviços, respondendo às ideologias que reproduzem a sociedade em sua totalidade.
Palavras-chave: Fragmentação do território; Poder; Municípios.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.