A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL E A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER: UMA LEITURA A PARTIR DO RIO GRANDE DO NORTE

Auteurs-es

  • Rita de Cássia Conceição Gomes universidade Federal do rio Grande do Norte

Mots-clés :

Palavras-chave, Fragmentação do território, Poder, Municípios.

Résumé

No Brasil, após a Constituição de 1988, foram criados mais de 500 municípios, dos quais 15 estão no Rio Grande do Norte. A criação de novos municípios, além de (re)produzir o território, manifestou-se como  expressão das estruturas e relações de poder, evidenciando três aspectos importantes: o institucional expresso pelo aparato legal do Estado; o político, relacionado à reprodução do poder; e o econômico que redefiniu usos e funções do território. As novas cidades passaram a demandar práticas sociais, que dinamizaram a economia, em especial o comércio e os serviços, respondendo às ideologias que reproduzem a sociedade em sua totalidade.

Palavras-chave: Fragmentação do território; Poder; Municípios.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rita de Cássia Conceição Gomes, universidade Federal do rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRN. Àrea de Geografia Humana.

Téléchargements

Publié-e

02-06-2015

Comment citer

GOMES, R. de C. C. A FRAGMENTAÇÃO DO TERRITÓRIO NO BRASIL E A REPRODUÇÃO DAS RELAÇÕES DE PODER: UMA LEITURA A PARTIR DO RIO GRANDE DO NORTE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 231–250, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/7245. Acesso em: 3 juill. 2024.