ARQUITETURA VERNACULAR COMO INSTRUMENTO PARA ENTENDER O ECOSSISTEMA URBANO-TURISTICO
DOI :
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n1ID32796Résumé
Este artigo tem como objetivo analisar os impactos na arquitetura vernacular Kalunga a partir de processos econômicos, culturais, sociais e ambientais, vinculados aos processos de gentrificação e aumento populacional com o impacto socioambiental. Através de revisão bibliográfica, aplicação de questionário e roda de conversa, buscou-se compreender a relação dos construtores locais com a dinâmica imobiliária local, assim como os efeitos da gentrificação no ecossistema urbano e turístico, especialmente nos municípios de Alto Paraíso de Goiás (GO) e Cavalcante (GO). O reconhecimento da arquitetura local como patrimônio para e pelos moradores nativos, turistas, construtores e novos moradores promovem sua preservação e o reconhecimento de sua resistência e simbologia para a comunidade quilombola. A sustentabilidade do ecossistema está atrelada à preservação e valorização do território, especialmente dos saberes e fazeres locais, não cabendo ao mercado imobiliário a sobreposição de novos padrões espaciais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Sociedade e Território 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.