Tramas de afetos e transações: relações tecidas por brasileiras presas em Barcelona.

Autores

  • Natália Corazza Padovani "Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade Pagu/UNICAMP"

DOI:

https://doi.org/10.21680/2318-0277.2016v4n1ID8557

Resumo

Este artigo decorre de uma larga pesquisa etnográfica sobre experiências e narrativas de mulheres presas em São Paulo e Barcelona. O presente texto toma como referência, especificamente, o campo produzido com mulheres brasileiras presas na cidade de Barcelona – Espanha e enfoca nas falas e trajetórias de três interlocutoras da pesquisa: Linda, Luz e Marcela. Por meio de suas experiências, proponho analisar como a prisão pode ser deslocada a partir de redes de afeto e ajuda que são atravessadas por mercados sexuais, matrimoniais e pelo comércio de drogas local e transnacional. O exame proposto neste artigo leva em conta a prisão como instituição produtora destas relações e analisa como categorias de diferenciação e ilegalismos são articulados na constituição e no manejo de vínculos que as permitem ressignificar a experiência prisional transnacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Corazza Padovani, "Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade Pagu/UNICAMP"

Doutora em Antropologia Social pela UNICAMP. Mestre em Sociologia pela UNICAMP e bacharel em Ciências Sociais pela USP. Desde 2003 desenvolve pesquisas em penitenciárias femininas da cidade de São Paulo. A pesquisa de doutorado, orientada por Adriana Gracia Piscitelli, resultou na tese intitulada "Sobre Casos e Casamentos: Afetos e “amores” através de penitenciárias femininas em São Paulo e Barcelona". Esta teve como foco relacionamentos amorosos vividos a partir de espaços prisionais femininos. A pesquisa foi financiada pela Fundação de  Amparo à Pesquisa de São Paulo - FAPESP e, também, integrou a Cooperação Internacional entre UNICAMP e Universitat Rovira i Virgili da Catalunha possibilitando que, entre 2011 e 2012, fossem feitos cinco meses de estágio doutoral em Barcelona e pesquisa com brasileiras presas naquela cidade. Esta etapa da pesquisa de doutorado foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. No mestrado, também com financiamento CAPES e sob a orientação de Maria Lygia Quartim de Moraes, pesquisou narrativas produzidas sobre sexualidades e prazeres durante trinta anos da mais antiga prisão feminina de São Paulo: a Penitenciária Feminina da Capital. Ainda na Iniciação Científica, com bolsa PIBIC/CNPq e sob orientação de Ruy Gomes Braga Neto, estudou oficinas de trabalho na Penitenciária Feminina do Tatuapé. Atualmente compõem, também, o coletivo internacional de pesquisa "Global Prisons Research Network".

Referências

CARSTEN, Janet. After Kinship. Cambridge: The Press Syndicate of the University of Cambridge, 2004.

FONSECA, Claudia. “A dupla carreira da mulher prostituta”. Revista Estudos Feministas, n° 1, 1996, pp.7-33.

HIRATA, Daniel Veloso. Sobreviver na adversidade: entre o mercado e a vida. Tese de doutorado. Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, 2010.

ILLOUZ, Eva. El consumo de la utopía romántica: El amor y las contradicciones culturales del capitalismo. Madrid: Katz Editores, 2009.

PISCITELLI, Adriana Gracia. “Amor, apego e interesse: trocas sexuais, afetivas em cenários transnacionais”. In: Adriana Piscitelli; Glaucia Oliveira de Assis; José Miguel Olivar (orgs.), Gênero, sexo, amor e dinheiro: mobilidades transnacionais envolvendo o Brasil. Campinas: UNICAMP/PAGU (Coleção Encontros), 2011, pp. 385-433

RODRIGUES, Franciele. “Migração transfronteiriça na Venezuela”. In: Estudos Avançados, vol. 20 (57), 2006, pp. 197-207.

RUGGIERO, Vicenzo & SOUTH, Nigel. ‘The late-modern city as a Bazaar’. British Journal of Sociology, 48(1), 1997, pp. 57-70.

Downloads

Publicado

20-05-2016

Como Citar

PADOVANI, N. C. Tramas de afetos e transações: relações tecidas por brasileiras presas em Barcelona. Revista Transgressões, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 133–149, 2016. DOI: 10.21680/2318-0277.2016v4n1ID8557. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/transgressoes/article/view/8557. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos