AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO NO CÁRCERE: O MOTYRUM COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS

Autores/as

  • Nínive Alves Universidade Potiguar Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2318-0277.2016v4n1ID8736

Resumen

Num ambiente caótico, o programa de educação popular em direitos humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Motyrum - tem a audácia de apresentar uma proposta inovadora: através de um processo autônomo, preparar o indivíduo que se encontra privado de sua liberdade para se auto avaliar enquanto ser pensante. O presente estudo é, na verdade, uma denúncia acerca da necessidade de se trabalhar a Educação Popular no ambiente penitenciário. Nos encontros semanais marcados pelo tratamento a temas diversos, os membros do programa procuram suscitar assuntos livres, de modo que todos possam externar suas experiências pessoais acerca do que está sendo discutido. O Motyrum atua com base numa educação popular transformadora de Paulo Freire, além de importantes respaldos na sociologia jurídica e, ainda, nas vertentes do pensamento abolicionista, buscando, portanto, nas entrelinhas de um sistema falido, esperança única que converge na busca pela justiça social e o bem comum. 

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Publicado

20-05-2016

Cómo citar

ALVES, N. AUTONOMIA E CONSCIENTIZAÇÃO NO CÁRCERE: O MOTYRUM COMO PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM DIREITOS HUMANOS. Revista Transgressões, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 25–45, 2016. DOI: 10.21680/2318-0277.2016v4n1ID8736. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/transgressoes/article/view/8736. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos