O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING

  • Fábia Jaiany Viana de Souza
  • Maria das Vitórias de Macedo Farias
  • Márcio César de Oliveira Quirino
  • Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira

Resumo

O Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses.

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Publicado
13-06-2011
Como Citar
VIANA DE SOUZA, F. J.; DE MACEDO FARIAS, M. DAS V.; DE OLIVEIRA QUIRINO, M. C.; FERREIRA DA CUNHA VIEIRA, E. R. O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 3, n. 1, p. 72-88, 13 jun. 2011.
Seção
ARTIGOS