O REFLEXO DO ENSINO DA CONTROLADORIA NA MINIMIZAÇíO DO EFEITO FRAMING
Resumo
O Efeito Framing afirma que postura do ser humano muda com as alterações na forma de apresentação dos problemas. Essa pesquisa consiste em verificar se o ensino de controladoria minimiza os vieses cognitivos acarretados pelo efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade. Foram utilizadas as pesquisas descritiva, bibliográfica e qualitativa. Para a coleta de dados, realizou-se a aplicação aleatória de questionários que continham 3 cenários experimentais junto a uma amostra composta por 103 estudantes do curso de Ciências Contábeis da UFRN, sendo 52, do 1º e 2º períodos, e 51, do 7º e 8º períodos. Os resultados revelaram que dos 51 respondentes, que já tinham o conhecimento da disciplina de controladoria, apenas 8% tomaram a decisão errada, a qual correspondeu ao julgamento da decisão de vender no Ceará como uma alternativa de bom negócio, enquanto que os demais, 52, que não tinham esse conhecimento, corresponderam a 29%. Diante dos resultados, pode-se concluir que o ensino de controladoria minimizou a ocorrência de vieses cognitivos decorrentes do efeito framing em decisões gerenciais relativas a custos de oportunidade da amostra pesquisada e que os gestores podem ser influenciados quando a informação é enviesada, tendo como obrigação a elaboração de informações que não levem a ocorrência desses vieses.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional