Sobre a Revista
REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - eISSN 2176-9036
Foco e Escopo
Missão e objetivos:
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente), criada em 2008 (1ª edição em abril de 2009), é um periódico que tem como base o Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UFRN e constitui-se como um dos veículos de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC). Este periódico é dirigido à comunidade científica: professores, estudantes, pós-graduandos e profissionais da área de Contabilidade. Os artigos encaminhados à Revista devem apresentar conteúdo original, podendo ter artigos publicados em congressos e seminários, desde que considerados relevantes. Artigos bibliométricos não serão publicados. As submissões são realizadas apenas no idioma português (seções 1 a 6). Caso sejam aprovados, os autores poderão fazer a tradução para o idioma inglês e/ou espanhol (seção 7).
Objetivos:
- Divulgar a produção científica de artigos na área de contabilidade;
- Estimular o exercício da comunicação científica do corpo docente;
- Propiciar o intercâmbio de idéias e fomentar o debate acerca das Ciências Contábeis;
- Contribuir para a renovação teórica e doutrinária das Ciências Contábeis.
Áreas temáticas:
Auditoria / Perícia: controle interno, elaboração de pareceres e relatórios, perícia contábil e suas implicações.
Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social: mensuração, evidenciação e análise da gestão das entidades aplicáveis na tomada de decisão sobre responsabilidade ambiental e social.
Contabilidade Societária e Aspectos Tributários: conhecimentos teóricos e práticos da Contabilidade Básica, Intermediária e Avançada.
Controladoria: dimensões estratégicas e operacionais da controladoria, englobando: Controladoria e Planejamento Estratégico; Modelos de Mensuração e Avaliação do Desempenho Empresarial; Indicadores de Desempenho; BSC (Balanced Scorecard) e Gestão Econômica; Planejamento e Controle Financeiro, Tributário e Gerencial.
Custos: planejamento estratégico, técnicas e indicadores integrados de gestão, gestão baseada em atividades; gestão baseada no valor, ambiente e competitividade, análise dos custos no desenvolvimento de novos projetos, sistemas/métodos/modelos de custeio.
Ensino e Pesquisa em contabilidade: metodologias que auxiliam o ensino, a aprendizagem e a pesquisa da Contabilidade; estudos sobre a estrutura curricular e a formação do profissional da área contábil; formação acadêmica e cientifica do professor; utilização da tecnologia no ensino e pesquisa de Contabilidade.
Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual:mensuração, evidenciação e análise do capital intelectual; ferramentas de avaliação de desempenho; sinergia da gestão do conhecimento.
Gestão e Análise Financeira: análise das demonstrações contábeis, princípios de orçamento empresarial, planejamento e controle financeiro.
Gestão e Tecnologia da Informação: utilização da tecnologia da informação nos modelos de gestão contábil, planejamento e controle de sistemas de informação, redes, comércio eletrônico, sistemas integrados, ERPs, organizações virtuais, Internet e intranet.
Setor Governamental: modelos de gestão aplicáveis à área governamental nas esferas federal, estadual e municipal, bem como nas autarquias e demais entidades públicas; implantação de controladoria e órgãos fiscalizadores no setor público; práticas e conceitos de governança dentro da ordem pública; estudos sobre a relação custo-benefício dos serviços públicos; avaliação econômica e financeira das políticas públicas e desenvolvimento sustentável.
Fluxo de submissão de artigos e de publicação:
Os artigos são submetidos em fluxo contínuo e serão avaliados por pares. Os artigos são submetidos em português através do site da revista. Sendo aceito, o autor ou autores poderão traduzir para o inglês ou espanhol.
As publicações dos artigos são realizadas em duas edições por ano: 1ª Edição (Janeiro a Junho) e 2ª Edição (Julho a Dezembro). Não existe fluxo contínuo nas publicações.
Periodicidade
Semestral (jan./jun - jul./dez).
Diretrizes para Autores
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/about/submissions#authorGuidelines
Políticas de Seção para Autores
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/information/authors
Histórico
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente), criada em 2008 (1ª edição em abril de 2009), é um periódico que tem como base o Departamento de Ciências Contábeis (DCC) da UFRN e constitui-se como um dos veículos de divulgação do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC). Este periódico é dirigido à comunidade científica: professores, estudantes, pós-graduandos e profissionais da área de Contabilidade. Os artigos encaminhados à Revista devem apresentar conteúdo original, podendo ser sido publicados em congressos e seminários, desde que considerados relevantes (texto em português). Artigos bibliométricos não serão publicados. Os artigos, os ensaios, os casos de ensino e as resenhas serão publicados nas seguintes seções. As submissões são realizadas apenas no idioma português (seções 1 a 6). Caso sejam aprovados, os autores poderão fazer a tradução para o idioma inglês e/ou espanhol (seção 7). (Vide instruções em Políticas de Seção para Autores: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/information/authors ):
Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial (S1);
Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor (S2);
Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey) (S3);
Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade (S4);
Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade (S5);
Seção 6: Banco de Dados Brutos de Pesquisa (Arquivos suplementares em Excel) (S6).
Seção 7: Internacional (S7)
Área do conhecimento: Ciências Contábeis - Qualis/CAPES: A4 - e-ISSN:2176-9036
Processo de Avaliação pelos Pares
AVALIAÇÃO INICIAL:
Os artigos submetidos, se considerados adequados em análises iniciais (Foco e Escopo, Diretrizes para Autores, Problematização, Normas da APA para citação e referências, Áreas Temáticas ligadas com a Contabilidade etc.) realizadas por um dos membros do Conselho Editorial (desk review), será avaliado pelo sistema "double blind review", por 02 (dois) avaliadores ad hoc, com título de Doutor e/ou Mestre e experiência na área a que se refere o texto.
ASPECTOS OBSERVADOS:
Serão observados os seguintes aspectos nas análises dos artigos:
- Clareza e objetividade das ideias (argumentação);
- Fundamentação teórica pertinente ao texto;
- Estruturação textual (coesão e coerência);
- Estruturação lógica (introdução, desenvolvimento e conclusão);
- Cumprimento das normas da APA - American Psychological Association disponíveis em: http://www.apastyle.org/learn/tutorials/index.aspx ;
- Correção da língua portuguesa.
Os artigos aprovados são revistos nos seus aspectos ortográficos e gramaticais, antes de sua publicação (Leitura de Prova).
FICHA DE AVALIAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS:
A Ficha de Avaliação de Artigos da Revista Ambiente Contábil contempla os seguintes tópicos:
I - Avaliação geral (pontuação de 1 a 5, sendo 1 e 2 para discordo plenamente, 3 para a situação intermediária; 4 e 5 para concordo plenamente):
O tema é atual, relevante e oportuno.
A introdução traz uma discussão problematizada do contexto do trabalho realizado e justifica sua importância e contribuição esperada.
O resumo apresenta o objetivo, a metodologia (simplificada), os principais resultados e a contribuição do estudo.
O artigo traz contribuição científica para a contabilidade ou área conexa.
O problema investigado é relevante para a área.
A abordagem geral é criativa e inovadora.
O objetivo do trabalho está claro e bem definido.
A estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico.
A linguagem é clara e concisa. A leitura é fluida e agradável.
A base teórico-conceitual é consistente e reflete o estado da arte do conhecimento na área.
A metodologia da pesquisa é clara, adequada e consistente com os objetivos do trabalho.
A análise dos dados e resultados é adequada e articulada com os objetivos e com a metodologia escolhida.
O texto está bem escrito em termos de ortografia, pontuação, concordância verbal, concordância nominal etc.
A conclusão é coerente, clara e objetiva. O problema pesquisado foi solucionado (esclarece o que significa). Consta as limitações, recomendações e a contribuição do estudo.
As referências que sustentam o trabalho é atual e inclui trabalhos seminais, consagrados na área.
II - Pontos Fortes e Fracos:
Pontos fortes:
Pontos fracos:
III - Sugestões:
IV - Conclusão da Avaliação - Parecer dos Revisores (as):
Artigo ACEITO para publicação.
Artigo ACEITO para publicação, com algumas correções.
Artigo NÃO ACEITO para publicação.
FICHA DE AVALIAÇÃO DE ENSAIOS TEÓRICOS
A Ficha de Avaliação de Ensaios Teóricos da Revista Ambiente Contábil contempla os seguintes tópicos:
I - Avaliação geral (pontuação de 1 a 5, sendo 1 e 2 para discordo plenamente, 3 para a situação intermediária; 4 e 5 para concordo plenamente):
O resumo apresenta os elementos essenciais: objetivo, principais discussões e a contribuição?
O tema é atual, relevante e oportuno para a comunidade acadêmica e o público leitor?
O objetivo do ensaio está claro e bem definido?
A linguagem é clara e concisa?
Os aspectos metodológicos, quando for o caso, foram inseridos na Introdução ou antes da discussão?
O ensaio apresenta uma Discussão devidamente focada em torno do objetivo?
O ensaio apresenta uma estrutura adequada para uma publicação científica (Introdução, Metodologia, Discussão, Conclusão e Referências)?
As referências que sustentam o trabalho é atual e inclui trabalhos seminais, consagrados na área.
II - Pontos Fortes e Fracos:
Pontos fortes:
Pontos fracos:
III - Sugestões:
IV - Conclusão da Avaliação - Parecer dos Revisores (as):
Ensaio ACEITO para publicação.
Ensaio ACEITO para publicação, com algumas correções.
Ensaio NÃO ACEITO para publicação.
FICHA DE AVALIAÇÃO DE CASOS DE ENSINO
A Ficha de Avaliação de Casos de Ensino em Contabilidade da Revista Ambiente Contábil contempla os seguintes tópicos (ANPAD, 2012):
I - Avaliação geral (pontuação de 1 a 5, sendo 1 e 2 para discordo plenamente, 3 para a situação intermediária; 4 e 5 para concordo plenamente):
O Caso de Ensino apresenta as partes I (o caso) e II (notas de ensino)?
O Corpo do Caso de Ensino tem uma descrição, com texto claro e fluente, que exponha principalmente um contexto e um problema de tomada de decisão real, sem utilizar citações diretas ou indiretas de autores?
Utiliza uma teoria para possibilitar ao leitor a capacidade de reflexão teórica a partir da análise da situação?
O caso é descrito com dados e datas próximos da realidade?
Contém uma exposição inicial do contexto, do problema (apresentação dos personagens envolvidos, contexto de tomada de decisão, etc.) e da organização em exame (histórico, setor de atividade, principais produtos/mercados, indicadores financeiros, etc.)?
Tem uma exposição detalhada do contexto e do problema relacionado a organização em exame? [Nesta parte, deverão ser sinalizadas alternativas potenciais de decisão, sem a necessidade de esgotar alternativas possíveis, que poderão ser geradas pelos alunos na atividade de discussão do caso].
No encerramento do caso, o leitor é estimulado a refletir sobre o futuro da organização, considerando o conteúdo descrito e os cenários derivados da situação de decisão que se apresenta?
O caso de ensino é acompanhado da respectiva nota de ensino com as sugestões de uso do caso em sala de aula e colaboração para a obtenção de resultados didáticos?
As notas de ensino apresentam os objetivos educacionais e a exposição do arcabouço teórico necessário à exposição ou discussão do caso, cujo volume de conceitos variará conforme o caso de ensino e sua área e subárea de escopo?
Apresentam os aspectos pedagógicos relativos à aplicação do caso para ensino em sala de aula, contendo sugestões de dinâmicas de discussão do caso; a relação entre a dinâmica sugerida e os objetivos do caso; comportamentos esperados por parte dos alunos a partir da discussão; sugestões de utilização dos recursos e equipamentos disponíveis em sala por parte do professor; etc.?
Foram indicados, pelo menos, 04 questões para discussão? Tais questões servirão como um guia para os alunos melhor estruturarem o problema e devem ter uma conotação mais analítica do que descritiva. O objetivo das questões é auxiliar o professor na aplicação do caso de ensino em sala de aula.
Análise das possíveis alternativas de decisões/soluções da situação organizacional enfocada no texto do caso, de forma a apoiar o trabalho do professor que aplicará o caso e colaborar com a obtenção de resultados relevantes na utilização do caso?
Há o registro de referências bibliográficas pertinentes aos conceitos abordados na exposição teórica e/ou indicações bibliográficas, a título de recomendação de leituras pertinentes com a situação descrita no caso.
II - Pontos Fortes e Fracos:
Pontos fortes:
Pontos fracos:
III - Sugestões:
IV - Conclusão da Avaliação - Parecer dos Revisores (as):
Caso de Ensino ACEITO para publicação.
Caso de Ensino ACEITO para publicação, com algumas correções.
Caso de Ensino NÃO ACEITO para publicação.
PROCEDIMENTOS DE TRAMITAÇÃO E ARBITRAGEM:
Recebidos os pareceres, o Conselho Editorial verifica o resultado dos mesmos:
- caso ambos pareceristas sejam contrários à publicação do artigo, este é recusado, que informa o(s) autor(es) sobre os pareceres e a decisão editorial;
- caso ambos pareceristas sejam favoráveis à publicação, é encaminhado ao(s) autor(es) uma declaração de aceite detalhando as modificações sugeridas e solicitando o reenvio segundo as sugestões apontadas;
- em caso de avaliações divergentes entre os pareceristas, os editores podem tanto emitir um parecer decisivo como desempate entre os dois, ou solicitar a um novo parecerista que emita sua avaliação para esse desempate;
Recebido o artigo com as devidas correções, os editores comparam o artigo originalmente enviado e o modificado, conferindo se o (s) autor (es) acatou (aram) as sugestões dos pareceristas.
- caso o editor avalie que sugestões importantes não foram obedecidas pelo (s) autor (es), o artigo é re-encaminhado para o (s) autor (es), com uma nova exigência do corpo editorial para que as sugestões sejam obedecidas.
- caso as sugestões tenham sido acatadas e seja atestada a coerência entre as citações no corpo do texto e as referências bibliográficas, é emitido para o (s) autor (es) uma Declaração de Aceite (Aprovação) com a indicação da edição em que o artigo será publicado.
POLÍTICA CONTRA PLÁGIO E MÁS-CONDUTAS EM PESQUISA - BOAS PRÁTICAS DE PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA:
Os autores devem observar um código de ética e de boas práticas de publicação científica visando não cometer plágios, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética.
Convidamos os autores a verificarem as Diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics) no site abaixo, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa:
[ http://publicationethics.org ]
Caso seja detectado algum comportamento indevido [ https://www.plag.pt/ ], o (s) autor (es) serão notificados para se manifestarem antes do artigo ser arquivado.
A responsabilidade por eventuais plágios nos artigos publicados é de responsabilidade do(s) autor(es). Os autores devem observar rigorosamente os aspectos ortográficos e gramaticais da língua portuguesa. O manuscrito além de ser científico, precisa cumprir as regras cultas do nosso idioma.
O responsável pela submissão declara, sob as penas da Lei, que a informação sobre a autoria do trabalho é absolutamente completa e verdadeira e que todos os autores participaram na elaboração do manuscrito.
Artigos publicados em outras revistas ou em processo de avaliação por outras revistas não serão considerados para publicação.
O (s) autor (es) deve (m) declarar que o artigo não possui conflitos de interesses. A não declaração de interesses conflitantes pode resultar na rejeição imediata de um manuscrito.
A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es). O(s) autor(es) autoriza(m) a publicação do artigo na revista.
É reservado aos editores o direito de proceder ajustes textuais e de adequação do artigo às normas da publicação.
A Revista Ambiente Contábil endossa o ORCID e exige que todos os autores forneçam um ID do ORCID ao submeter um manuscrito.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratizaçáo mundial do conhecimento.
ENCARGOS SOBRE PROCESSAMENTO DE ARTIGOS:
A Revista Ambiente Contábil não cobra qualquer taxa pela submissão ou edição de artigos.
Administração da Revista Ambiente Contábil
A Administração da Revista Ambiente Contábil é constituída de: Editor Gerente, Comitê Executivo, Conselho Editorial, Editores Associados, Editor Adjunto, Editor de Web, Editor de Texto e Avaliadores (Revisores ad hoc).
Editor Gerente:
O Editor Gerentel atua em todos os aspectos de Gerenciamento da Revista, em conjunto com os Editores, ajustando e configurando o sistema da revista, cadastrando usuários às várias funções editoriais, designando os avaliadores dos artigos, criando e definindo as políticas das seções, entre outras funções de gerência.
Comitê Executivo:
Definir as funções editoriais da Revista. É a instância máxima consultiva e deliberativa. Composto do Chefe do Departamento de Ciências Contábeis, de Professores Doutores, do Editor Geral e do Editor Adjunto (pode ser Mestre).
Conselho Editorial:
Representar o periódico e emitir pareceres sobre a linha editorial da Revista. Composto de Professores Doutores e Mestres, do Editor Geral e Editor Adjunto.
Editor Associado:
Auxiliar na estruturação editorial por linha de pesquisa demandada por conhecimentos e especialidades nas áreas temáticas: Auditoria / Perícia; Contabilidade Ambiental e Responsabilidade Social; Contabilidade Societária e Aspectos Tributários; Controladoria; Custos; Ensino e Pesquisa em contabilidade; Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual; Gestão e Análise Financeira; Gestão e Tecnologia da Informação e Setor Governamental.
Editor Adjunto:
Auxiliar os trabalhos do Editor Gerente.
Editor de Web:
Responsável pela manutenção da revista na plataforma Open Journal System (OJS), ou Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER),
Editor de Texto:
Verifica e corrige o texto, melhorando a legibilidade e clareza, questionando o autor sobre possíveis equívocos, assegurando a estrita conformidade do documento com as normas bibliográficas e estilo.
Avaliadores (Revisores ad hoc):
Avaliar os artigos submetidos, devendo ser Doutores e/ou Mestres da área e afins, pertencentes aos quadros de instituições de ensino superior, nacionais e internacionais, mediante convite e cadastro prévio.
INDEXADORES/DIRETÓRIOS/BANCO DE DADOS/FATOR DE IMPACTO/URL
INDEXADORES:
H5 da Revista Ambiente Contábil:
Citations - Google Scholar - https://scholar.google.com.br/
Web of Science - Emerging Sources Citation Index (ESCI) - Clarivate Analytics (ex-Thomson Reuters) - ACESSO VIA CAPES - http://apps.webofknowledge.com/Search.do?product=WOS&SID=7CymieesJm3HnYGKg6M&search_mode=GeneralSearch&prID=59688c52-d865-4c7b-b78e-1afd45af9f77
Fator de Impacto (JCR): 0,2 (ano de 2023)
EBSCO – ACADEMIC SEARCH - https://www.ebscohost.com/titleLists/a9h-subject.htm
PROQUEST - ABI/INFORM Global - http://tls.proquest.com/tls/jsp/list/ListHTML.jsp
DOAJ - https://doaj.org/toc/2176-9036
REDIB - https://www.redib.org/recursos/Record/oai_revista1038-revista-ambiente-contabil
DIALNET - http://dialnet.unirioja.es/servlet/revista?codigo=19450
DRJI - http://www.drji.org/JournalProfile.aspx?jid=2176-9036
SHERPA-RoMEO - http://www.sherpa.ac.uk/romeo/search.php?issn=2176-9036
DIRETÓRIOS:
Diretório das revistas científicas eletrônicas brasileiras (Miguilim): https://miguilim.ibict.br/handle/miguilim/5100
ROAD DIRECTORY - http://road.issn.org/issn/2176-9036-revista-ambiente-contabil#.VRhv3_nF-Ck
DIRETÓRIO LUSO-BRASILEIRO - http://diretorio.ibict.br/
LATINDEX - http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?opcion=1&folio=21081
ACADEMIC JOURNALS DATABASE - http://journaldatabase.info/journal/issn2176-9036
PERIÓDICOS CAPES - http://www.periodicos.capes.gov.br
DIADORIM/IBICT - http://diadorim.ibict.br/handle/1/67
BANCO DE DADOS, FATOR DE IMPACTO E OUTROS:
BIBLAT - http://biblat.unam.mx/pt/frecuencias/revista/revista-ambiente-contabil
JIFACTOR - http://www.jifactor.org/journal_view.php?journal_id=2456
UNIVERSAL IMPACT FACTOR - http://www.uifactor.org/Default.aspx
SCIENTIFIC INDEXING SERVICES - http://www.sindexs.org/JournalList.aspx?ID=1548
MIAR - http://miar.ub.edu/lista/TITOL/Revista%20Ambiente%20Cont%C3%A1bil
CITEFACTOR - http://www.citefactor.org/journal/index/12632/revista-ambiente-contbil#.VVDncflViko
JOURNALGUIDE - https://www.journalguide.com/journals/revista-ambiente-cont%C3%A1bil
OPENACESSARTICLES.COM - http://www.openaccessarticles.com/journal/2176-9036_Revista_Ambiente_Cont%C3%A1bil+---
TORONTO PUBLIC LIBRARY - http://www.torontopubliclibrary.ca/detail.jsp?Entt=RDM3058318&R=3058318
WORLDCAT.ORG - http://www.worldcat.org/
UBC LIBRARY - http://www.library.ubc.ca/
UNIVERSITY OF MINNESOTA - https://www.lib.umn.edu/#journals
ELETRONIC JOURNAL LIBRARY - http://rzblx1.uni-regensburg.de/ezeit/detail.phtml?bibid
PUBLIC KNOWLEDGE PROJECT - http://pkp.sfu.ca/ojs-journals
LIVRE - http://portalnuclear.cnen.gov.br/livre/ConsultaPorLetra.asp?Letra=R
REVISTAS NO SEER/IBICT - http://seer.ibict.br/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=1513&Itemid=109
ATENA/CRC-RJ - http://www.atena.org.br/revista/ojs-2.2.3-06/index.php/index/index
PERIÓDICOS DA UFRN - http://www.periodicos.ufrn.br/ambiente
https://periodicos.ufrn.br/ambiente/about
FATOR DE IMPACTO E RANKING:
Fator de Impacto (JCR): 0,2 (ano de 2023)
Fator de Impacto MIAR – ICDS:
[ http://miar.ub.edu/issn/2176-9036 ]
Ranking REDIB de Revistas Científicas Ibero-americanas:
[ https://redib.org/Ranking/Revistas ]
Ficha Catalográfica
Revista Ambiente Contábil / Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Departamento de Ciências Contábeis. Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) –v.1, n.1 (2009)-.-
Natal: UFRN, 2009-
v.
Semestral
ISSN: 2176-9036
1. Contabilidade – Periódicos. I. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Nominata de Revisores (Avaliadores Ad Hoc)
Vide Equipe Editorial - Avaliadores: