Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 2 – Número 1 – jan./jun./2010

  • Maurício Corrêa da Silva

Resumo

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 3ª ediçáo 05 (cinco) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 – A Contabilidade no Contexto da Análise Financeira: um Estudo nas Indústrias Têxteis em Natal/RN Ano 2008 de Melquiades Pereira de Lima Junior e de Valdemir Galváo de Carvalho com o objetivo de conhecer como as empresas industriais do segmento têxtil de Natal utilizam a contabilidade como ferramenta gerencial.

Artigo 2 – Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: uma Análise Comparativa de Maurício Corrêa da Silva, Edimilson Monteiro Batista e de Edmilson Jovino de Oliveira analisa se o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) atende aos dispositivos previstos na Lei 4.320/64, quanto à evidenciaçáo das contas públicas e segundo a característica da compreensibilidade para o registro contábil (Resoluçáo CFC nº 1.132/2008).

Artigo 3 – Ciclo de vida do Gol VW: uma análise das unidades vendidas no mercado brasileiro entre os anos 1987 e 2010 de Diego Rodrigues Boente, Clayton Levy Lima de Melo e de Paulo de Tarso Braga identifica, por meio da observaçáo o comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil), no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante.

Artigo 4 – Uma Análise do Interesse dos Estudantes de Ciências Contábeis pela Área de Contabilidade Ambiental de José Ribamar Marques de Carvalho, Francisco Allison Moreira Alexandre, Karla Katiúscia Nóbrega de Almeida, Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho e de Wilson Fadlo Curi analisa o interesse dos estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Sousa-PB pela área de contabilidade ambiental.

Artigo 5 – Análise da Performance Empresarial da PETROBRAS: um estudo sob o enfoque dos Indicadores Econômico-Financeiros” de Isabelle Carlos Campos Rezende, Jailson Manoel Silva Duarte, Polyandra Zampiere Pessoa da Silva e de Gilson Rodrigues da Silva tem por objetivo analisar o desempenho financeiro e econômico da PETROBRAS, no período de 2008 e 2009, baseado em indicadores econômico-financeiros, calculados basicamente a partir das demonstrações contábeis.

Boa leitura. Cordiais saudações!

Maurício Corrêa da Silva

Editor

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
07-10-2010
Como Citar
DA SILVA, M. C. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 2 – Número 1 – jan./jun./2010. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 2, n. 1, p. i-i, 7 out. 2010.
Seção
EDITORIAL