Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 2 – Número 1 – jan./jun./2010
Resumo
A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 3ª ediçáo 05 (cinco) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.
Artigo 1 – A Contabilidade no Contexto da Análise Financeira: um Estudo nas Indústrias Têxteis em Natal/RN Ano 2008 de Melquiades Pereira de Lima Junior e de Valdemir Galváo de Carvalho com o objetivo de conhecer como as empresas industriais do segmento têxtil de Natal utilizam a contabilidade como ferramenta gerencial.
Artigo 2 – Novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público: uma Análise Comparativa de Maurício Corrêa da Silva, Edimilson Monteiro Batista e de Edmilson Jovino de Oliveira analisa se o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) atende aos dispositivos previstos na Lei 4.320/64, quanto à evidenciaçáo das contas públicas e segundo a característica da compreensibilidade para o registro contábil (Resoluçáo CFC nº 1.132/2008).
Artigo 3 – Ciclo de vida do Gol VW: uma análise das unidades vendidas no mercado brasileiro entre os anos 1987 e 2010 de Diego Rodrigues Boente, Clayton Levy Lima de Melo e de Paulo de Tarso Braga identifica, por meio da observaçáo o comportamento das unidades vendidas do veículo Gol VW (fabricado pela Volkswagen do Brasil), no mercado brasileiro no período de 1987 até 2010, a aderência entre o ciclo de vida e as estratégias de renovaçáo do produto por parte da fabricante.
Artigo 4 – Uma Análise do Interesse dos Estudantes de Ciências Contábeis pela Área de Contabilidade Ambiental de José Ribamar Marques de Carvalho, Francisco Allison Moreira Alexandre, Karla Katiúscia Nóbrega de Almeida, Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho e de Wilson Fadlo Curi analisa o interesse dos estudantes de ciências contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Sousa-PB pela área de contabilidade ambiental.
Artigo 5 – Análise da Performance Empresarial da PETROBRAS: um estudo sob o enfoque dos Indicadores Econômico-Financeiros” de Isabelle Carlos Campos Rezende, Jailson Manoel Silva Duarte, Polyandra Zampiere Pessoa da Silva e de Gilson Rodrigues da Silva tem por objetivo analisar o desempenho financeiro e econômico da PETROBRAS, no período de 2008 e 2009, baseado em indicadores econômico-financeiros, calculados basicamente a partir das demonstrações contábeis.
Boa leitura. Cordiais saudações!
Maurício Corrêa da Silva
Editor
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional