UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA ÁREA DE CONTABILIDADE AMBIENTAL

  • José Ribamar Marques de Carvalho
  • Francisco Allison Moreira Alexandre
  • Karla Katiúscia Nóbrega de Almeida
  • Enyedja Kerlly Martins de Araújo Carvalho
  • Wilson Fadlo Curi

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de analisar o interesse dos estudantes de ciências contábeis pela área de contabilidade ambiental. No intuito de atingir ao objetivo proposto foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, descritiva, aplicada, bibliográfica com abordagem qualitativa e quantitativa. Para tanto, foram analisadas as opiniões dos discentes do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande, Sousa-PB, no período de 2009.1. Os resultados evidenciam que a maioria dos discentes compreende e julga importante as disciplinas da área de Contabilidade Ambiental, muito embora ainda náo tenha despertado para esta área já que náo almejam atuar no campo da Contabilidade Ambiental. Os quatro fatores encontrados explicam 71,98% da variância total dos dados coletados, sendo o fator 1 relacionado a importância das disciplinas na área ambiental (23,56% da variância total explicada), o fator 2 com foco nas relações entre a teoria e a prática ambiental  (19,19% da variância total), o fator 3 referente ao interesse em atuar na área ambiental (17,51%) e o fator 4 relacionado a formaçáo do cidadáo com responsabilidade sócio-ambiental (11,72%). A partir dessas pode-se inferir e reconhecer que existem fatores ou dimensões náo cobertos por este estudo e que também podem explicar a variabilidade das respostas dadas pelos alunos podendo supostamente fundamentar novos estudos sobre a temática estudada.

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Publicado
04-09-2010
Como Citar
MARQUES DE CARVALHO, J. R.; ALEXANDRE, F. A. M.; ALMEIDA, K. K. N. DE; CARVALHO, E. K. M. DE A.; CURI, W. F. UMA ANÁLISE DO INTERESSE DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PELA ÁREA DE CONTABILIDADE AMBIENTAL. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 2, n. 1, p. 37-53, 4 set. 2010.
Seção
ARTIGOS