Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 1 – Número 2 – jul./dez.2009

  • Maurício Corrêa da Silva

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 1 – Número 2 – Ano 2009

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 2ª ediçáo 05 (cinco) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.

Artigo 1 – Incorporações no Setor Financeiro Brasileiro: um Estudo do Caso Real – Santander de Fábia Jaiany Viana Souza, Marke Geisy da Silva Dantas, Juliana Araújo Silva, Aliny Moreira da Silva e de Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira apresenta as consequências econômicas e sociais da incorporaçáo do Banco Real pelo Banco Santander para a sociedade.

Artigo 2 – Análise do Impacto dos Royalties do Petróleo no Desenvolvimento Local dos Municípios Potiguares de Giovanna Tonetto Segantini, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena e de Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira investiga as contribuições das receitas extraordinárias, originadas da atividade industrial de petróleo no território potiguar, para a melhoria da qualidade de vida em alguns municípios do Estado do Rio Grande do Norte.

Artigo 3 – A Informaçáo Contábil à Luz da Teoria da Comunicaçáo de Jorge Eduardo de Medeiros Lopes, Ricardo Biali Ribeiro e de Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante verifica como está a comunicaçáo entre os profissionais de contabilidade, com atividades profissionais no estado do Rio Grande do Norte, e seus usuários em comparaçáo com as premissas da teoria da comunicaçáo.

Artigo 4 – Perfil Empreendedor dos Cabeleireiros da Associaçáo Paraibana da Beleza e os Mecanismos Financeiros utilizados na Gestáo do Negócio de Wenner Glaucio Lopes Lucena, Valdineide Santos Araújo e de Jannielly Krystianne Lima dos Santos verifica o perfil empreendedor dos cabeleireiros dos salões de beleza integrantes da Associaçáo Paraibana da Beleza que encararam o desafio do próprio negócio.

Artigo 5 – O comportamento do preço das ações de clubes de futebol mediante a variaçáo de aspectos contábeis: o estudo de caso do Juventus F.C. – Itália de Marke Geisy da Silva Dantas, Juliana Araújo Silva, Adriana Isabel Backes Steppan e de Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira tem como objetivo geral, a partir do preço das ações do clube Juventus F.C. de Turim, Itália, através de regressáo linear e múltipla, determinar o comportamento do preço das ações relacionando com algumas variáveis contábeis da entidade.

Boa leitura. Cordiais saudações!

Maurício Corrêa da Silva

Editor

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
02-10-2010
Como Citar
DA SILVA, M. C. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 1 – Número 2 – jul./dez.2009. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 1, n. 2, p. i-i, 2 out. 2010.
Seção
EDITORIAL