Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 1 – Número 2 – jul./dez.2009
Resumo
Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 1 – Número 2 – Ano 2009A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 2ª ediçáo 05 (cinco) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil.
Artigo 1 – Incorporações no Setor Financeiro Brasileiro: um Estudo do Caso Real – Santander de Fábia Jaiany Viana Souza, Marke Geisy da Silva Dantas, Juliana Araújo Silva, Aliny Moreira da Silva e de Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira apresenta as consequências econômicas e sociais da incorporaçáo do Banco Real pelo Banco Santander para a sociedade.
Artigo 2 – Análise do Impacto dos Royalties do Petróleo no Desenvolvimento Local dos Municípios Potiguares de Giovanna Tonetto Segantini, Edzana Roberta Ferreira da Cunha Vieira Lucena e de Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira investiga as contribuições das receitas extraordinárias, originadas da atividade industrial de petróleo no território potiguar, para a melhoria da qualidade de vida em alguns municípios do Estado do Rio Grande do Norte.
Artigo 3 – A Informaçáo Contábil à Luz da Teoria da Comunicaçáo de Jorge Eduardo de Medeiros Lopes, Ricardo Biali Ribeiro e de Paulo Roberto Nóbrega Cavalcante verifica como está a comunicaçáo entre os profissionais de contabilidade, com atividades profissionais no estado do Rio Grande do Norte, e seus usuários em comparaçáo com as premissas da teoria da comunicaçáo.
Artigo 4 – Perfil Empreendedor dos Cabeleireiros da Associaçáo Paraibana da Beleza e os Mecanismos Financeiros utilizados na Gestáo do Negócio de Wenner Glaucio Lopes Lucena, Valdineide Santos Araújo e de Jannielly Krystianne Lima dos Santos verifica o perfil empreendedor dos cabeleireiros dos salões de beleza integrantes da Associaçáo Paraibana da Beleza que encararam o desafio do próprio negócio.
Artigo 5 – O comportamento do preço das ações de clubes de futebol mediante a variaçáo de aspectos contábeis: o estudo de caso do Juventus F.C. – Itália de Marke Geisy da Silva Dantas, Juliana Araújo Silva, Adriana Isabel Backes Steppan e de Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira tem como objetivo geral, a partir do preço das ações do clube Juventus F.C. de Turim, Itália, através de regressáo linear e múltipla, determinar o comportamento do preço das ações relacionando com algumas variáveis contábeis da entidade.
Boa leitura. Cordiais saudações!
Maurício Corrêa da Silva
Editor
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional