O COMPORTAMENTO DO PREÇO DAS AÇÕES DE CLUBES DE FUTEBOL MEDIANTE A VARIAÇÃO DE ASPECTOS CONTÁBEIS: O ESTUDO DE CASO DO JUVENTUS F.C. - ITÁLIA

Autores

  • Marke Geisy da Silva Dantas
  • Juliana Araújo Silva
  • Adriana Isabel Backes Steppan
  • Ridalvo Medeiros Alves De Oliveira

Resumo

Este estudo tem como objetivo principal verificar se existe relaçáo entre a variaçáo do preço das ações e medidas contábeis em entidades desportivas. Na fundamentaçáo teórica é descrita a importância de um time de futebol, pois o mesmo deixa de ser visto como apenas um esporte e sim um conjunto de grandes corporações envolvidas em negociações milionárias. A abertura de capital de alguns destes clubes podem gerar divisas importantes a longo prazo, estabelecendo novos patamares de receita e ajudando a entidade a se fortalecer para as suas competições. Porém, o comportamento do preço das ações de uma equipe de futebol náo pode ser analisado como de uma entidade qualquer. No tocante aos procedimentos metodológicos, este estudo se classifica do tipo descritivo, tendo como técnica a coleta de dados e a análise documental, a qual se refere à análise das demonstrações contábeis de 2002 a 2009 do Juventus Football Club. Para o tratamento dos dados, utilizou-se o Excel, com o intuito de estabelecer por meio de regressões lineares simples e múltiplas, uma funçáo que previsse esta variaçáo em relaçáo a aspectos contábeis ou medidas qualitativas (dummies), como o desempenho esportivo em determinado campeonato. A partir da utilizaçáo deste procedimento, verificou-se que a regressáo, para este caso, náo foi satisfatória em nenhuma das hipóteses testadas, cada uma com diferentes variáveis contábeis, podendo ser considerado que para entidades desportivas há outros fatores que podem influenciar a variaçáo no preço das ações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

02-10-2010

Como Citar

DANTAS, M. G. da S.; SILVA, J. A.; STEPPAN, A. I. B.; DE OLIVEIRA, R. M. A. O COMPORTAMENTO DO PREÇO DAS AÇÕES DE CLUBES DE FUTEBOL MEDIANTE A VARIAÇÃO DE ASPECTOS CONTÁBEIS: O ESTUDO DE CASO DO JUVENTUS F.C. - ITÁLIA. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 55–67, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/1338. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS