PERFIL EMPREENDEDOR DOS CABELEIREIROS DA ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA BELEZA E OS MECANISMOS FINANCEIROS UTILIZADOS NA GESTÃO DO NEGÓCIO

  • Wenner Glaucio Lopes Lucena
  • Valdineide Santos Araújo
  • Jannielly Krystianne Lima dos Santos

Resumo

O presente artigo objetiva verificar o perfil empreendedor dos cabeleireiros dos salões de beleza integrantes da Associaçáo Paraibana da Beleza que encararam o desafio do próprio negócio, levando em conta o cenário atual da economia e a importância destes no desenvolvimento do nosso país, diagnosticando o que é ser um empreendedor. O estudo analisa quais os Mecanismos financeiros e as linhas de micro crédito utilizadas pelos gestores na administraçáo do negócio. Visando o ser humano como membro de uma sociedade, na qual desenvolve suas atividades a partir de uma formaçáo profissional buscou-se estudar este profissional e suas características empreendedoras. A pesquisa foi de natureza exploratória, com fundamentaçáo teórico-empírica, através da aplicaçáo de questionário aos cabeleireiros da Associaçáo Paraibana da Beleza, que participaram do Curso Controle Contábil e Financeiro. Por meio dos dados coletados constatou-se que a maioria dos cabeleireiros é do sexo feminino, possuem curso de formaçáo profissional para cabeleireiro, iniciaram o negócio porque tinham experiência na área e antes de abrir o empreendimento eram autônomos. A pesquisa deixou claro que o referido curso tem auxiliado na gestáo do negócio, na tomada de decisáo.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
20-09-2010
Como Citar
LUCENA, W. G. L.; ARAÚJO, V. S.; SANTOS, J. K. L. DOS. PERFIL EMPREENDEDOR DOS CABELEIREIROS DA ASSOCIAÇÃO PARAIBANA DA BELEZA E OS MECANISMOS FINANCEIROS UTILIZADOS NA GESTÃO DO NEGÓCIO. REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, v. 1, n. 2, p. 38-54, 20 set. 2010.
Seção
ARTIGOS