Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 12 – Número 1 – Ano 2020 (Jan./Jun. 2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2020v12n1ID19630

Palavras-chave:

Editorial.

Resumo

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 23ª edição 16 (dezesseis) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 02 (duas) resenhas de livros; 04 (quatro) bancos de dados brutos de pesquisa; 06 (seis) artigos no idioma inglês e 02 (dois) no idioma espanhol.

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial

Artigo 1 - Nível de aderência das empresas brasileiras listadas do setor de telecomunicações ao pronunciamento contábil CPC 47 de Rafael Xavier de Oliveira, Thais Mota Crabbi e Jomar Miranda Rodrigues com o objetivo de analisar o nível de aderência (compliance) das empresas brasileiras do setor de telecomunicações listadas na B3 ao pronunciamento contábil CPC 47.

Artigo 2 - O impacto da adoção do IFRS 9 (CPC 48) nas perdas esperadas em crédito de liquidação duvidosa (PECLD) nas empresas brasileiras do setor de energia elétrica de Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara Alves, Maria Paula Ribeiro Bordin, Alexandre Gonzales e Fernando de Almeida Santos com o objetivo de ddentificar o impacto da adoção do IFRS 9 (CPC 48) nas Perdas Esperadas em Crédito de Liquidação Duvidosa (PECLD) antes baseadas em perdas históricas conforme o CPC 38.

Artigo 3 - Determinantes dos fluxos de caixa de financiamento: um estudo iniciado sob a ótica da concentração acionária de Manuela Gonçalves Barros, Marina Oliveira Gomes, Jéssica Duarte de Andrade Teixeira, Kálita Santos Sá com o objetivo de verificar se a concentração acionária é um determinante dos fluxos de caixa de financiamento, buscando também identificar o impacto de outras determinantes sobre estes fluxos.

Artigo 4 - A eficiência relativa das empresas brasileiras distribuidoras de energia elétrica de Chelida Maria dos Santos Bastos, Denise Maria Moreira Chagas Corrêa, Ana Lua Vilanova Alves, Ana Carolina Pereira Rodrigues e Sueli Maria de Araújo Cavalcante com o objetivo de examinar a eficiência relativa dos desempenhos econômico-financeiros das companhias brasileiras abertas e fechadas distribuidoras de energia elétrica.

Artigo 5 - Disclosure nos relatórios de sustentabilidade de empresas do novo mercado da Bovespa em consonância com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU de Larissa dos Reis, Vitor Paulo Rigo e Kemylli Farion com o objetivo de analisar se os relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas, listadas no segmento do novo mercado da BOVESPA, estão alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável publicados pela ONU.

Artigo 6 - Provável, possível ou remoto? Um estudo acerca das contingências tributárias dos bancos brasileiros de Matheus Schmitt, Ernando Fagundes e Alex Mussoi Ribeiro com o objetivo de identificar fatores determinantes na classificação das provisões e passivos contingentes nas Instituições Financeiras Brasileiras.

Artigo 7 - O ensino de ciências contábeis e o processo de convergência ao international financial reporting standards de Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry e Willian Diehl com o objetivo de analisar o ensino de ciências contábeis diante da convergência aos padrões internacionais de contabilidade, sob a perspectiva da produção científica. 

Artigo 8 - Relação entre as características do comitê de auditoria e da auditoria independente das companhias abertas da B3 de Ana Carolina Vasconcelos Colares, Karinne Cruz Alves e Lidiane Tereza Fagundes Miranda com o objetivo de Investigar se existe relação entre as características do Comitê de Auditoria (tamanho; expertise; independência; participação feminina) constituído com as características da Auditoria Independente: (Audit Report Lag; Big Four; quantidade de principais assuntos de auditoria; opinião da auditoria no relatório), sendo essa análise realizada com as características de forma agregada e isolada.

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor

Artigo 1 - Evidenciação contábil das entidades sem fins lucrativos de assistência social em Feira de Santana (BA): abordagem à luz das normas brasileiras de contabilidade de Acmar Feliz dos Santos de Santana e Tânia Cristina Azevedo com o objetivo de analisar a conformidade da evidenciação contábil das Organizações sem Finalidade de Lucros (OSFL), portadoras de Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) em Feira de Santana (BA), à luz das Normas Brasileiras de Contabilidade, mediante adoção da Interpretação Técnica Geral - ITG 2002 (R1).

Artigo 2 - As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo de Bruna de Morais Holanda, Lucas Custódio Alexandrino e Jaime Crozatti com o objetivo de verificar se existe relação entre os dados contábeis e a satisfação dos usuários relativos à política de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela análise de informações de demonstrativos contábeis e da satisfação dos usuários das empresas públicas Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017.

Artigo 3 - Mapeamento de competências: necessidades de aprimoramento de analistas periciais em contabilidade do Ministério Público Federal de Ariel Prates, Jonatas Dutra Sallaberry, Leonardo Flach, Ivam Ricardo Peleias e Romina Batista de Lucena de Souza com o objetivo de analisar as competências dos analistas da área pericial contábil lotados no Ministério Público Federal (MPF), de forma a apresentar aquelas que possuem maior necessidade de aprimoramento por nível de importância, domínio e impacto.

Artigo 4 - O nível de disclosure em Organizações do Terceiro Setor (OTS) no Estado do Ceará de Roberto Sérgio do Nascimento, Mirela Márjorie Silva Rabelo e Ricardo Viotto com o objetivo de avaliar o nível de disclosure apresentado pelas Organizações do Terceiro Setor no Estado do Ceará em relação aos usuários externos, como forma de reduzir a assimetria informacional entre os agentes internos e externos em alusão à Teoria da Agência.

Artigo 5 - O aumento do imposto sobre a propriedade de veículo automotores em tempo de recessão econômica e o reflexo na sua arrecadação de Lauro Vinício de Almeida Lima, Josedilton Alves Diniz e Márcia Reis Machado com o objetivo de analisar o comportamento da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em relação ao aumento de suas alíquotas ocorrido no ano de 2016, durante a recessão econômica brasileira iniciada no final de 2014.

Artigo 6 - Indicadores de desenvolvimento sustentável das mesorregiões catarinenses: uma análise comparativa de Luana Caroline da Silva e de Fabricia Silva da Rosa com o objetivo de analisar o desempenho sustentável das mesorregiões catarinenses a partir dos indicadores de desenvolvimento sustentável propostos pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey)

Artigo 1 - Percepção da corrupção em ambiente acadêmico: análise empírica a partir de alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Roberto Sérgio do Nascimento e Ruth Carvalho de Santana Pinho com o objetivo de analisar aspectos significativos do perfil social que influenciam a percepção da corrupção por parte dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará.

Artigo 2 - Método do caso: um relato sobre sua efetividade e aplicabilidade no ensino de contabilidade de Alessandro Henrique de Araújo Januário, Cássia Marcelle Dias Pinho, Tadeu Junior de Castro Gonçalves e Aneide Oliveira Araújo com o objetivo de investigar a efetividade e a aplicabilidade do método do caso junto a alunos do mestrado em ciências contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

 Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade

 Não houve submissão.

 Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade

Resenha 1:  Resenha do Livro: Análises das demonstrações contábeis públicas. Silva, M. C. (2019). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 132 páginas, ISBN: 978-85-4161-395-8.

Autora da resenha: Camila Rafaelly da Silva Câmara Revorêdo

Resenha 2: Resenha do Livro: Auditoria governamental. Silva, M. C., Silva, R. A., & Silva, J. D. G. (2019). (1a ed). São Paulo, SP: Editora Biblioteca 24Horas, 86 páginas, ISBN: 978-85-4161-389-7.

Autora da resenha: Edna Maria da Silva Medeiros de Oliveira 

Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel)

Artigo 1 da Seção 1 - Nível de aderência das empresas brasileiras listadas do setor de telecomunicações ao pronunciamento contábil CPC 47 de Rafael Xavier de Oliveira, Thais Mota Crabbi e Jomar Miranda Rodrigues com o objetivo de analisar o nível de aderência (compliance) das empresas brasileiras do setor de telecomunicações listadas na B3 ao pronunciamento contábil CPC 47.

Artigo 3 da Seção 1 - Determinantes dos fluxos de caixa de financiamento: um estudo iniciado sob a ótica da concentração acionária de Manuela Gonçalves Barros, Marina Oliveira Gomes, Jéssica Duarte de Andrade Teixeira, Kálita Santos Sá com o objetivo de verificar se a concentração acionária é um determinante dos fluxos de caixa de financiamento, buscando também identificar o impacto de outras determinantes sobre estes fluxos.

Artigo 2 da Seção 2 - As informações contábeis dos balanços versus os indicadores de satisfação de usuários: os casos do Metrô e da CPTM em São Paulo de Bruna de Morais Holanda, Lucas Custódio Alexandrino e Jaime Crozatti com o objetivo de verificar se existe relação entre os dados contábeis e a satisfação dos usuários relativos à política de transporte sobre trilhos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) pela análise de informações de demonstrativos contábeis e da satisfação dos usuários das empresas públicas Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitano (CPTM), de 2010 a 2017.

Artigo 6 da Seção 2 - Indicadores de desenvolvimento sustentável das mesorregiões catarinenses: uma análise comparativa de Luana Caroline da Silva e de Fabricia Silva da Rosa com o objetivo de analisar o desempenho sustentável das mesorregiões catarinenses a partir dos indicadores de desenvolvimento sustentável propostos pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Seção 7: Internacional (S7)

English

Section 1

Article 1 - Level of adherence of the brazilian listed companies of the telecommunications sector to the accounting pronouncement CPC 47 of the Rafael Xavier de Oliveira, Thais Mota Crabbi and Jomar Miranda Rodrigues. The present work sought to analyze the level of compliance of the Brazilian companies in the telecommunications sector listed in B3 to accounting pronouncement CPC 47.

Article 2 – The impact from adapting of the IFRS 9 (CPC 48) on expected credit losses (ECL) in Brazilian energy companies of the Aline Thatyana Aranda da Rocha Branco Alcantara Alves, Maria Paula Ribeiro Bordin, Alexandre Gonzales and Fernando de Almeida Santos. To identify the IFRS 9 (CPC 48) adoption impact on Expected Credit Losses, based on historical losses under CPC 38.

Article 7 - Accounting teaching and the convergence process to international financial reporting standards of the Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry and Willian Diehl. The research analyzes the teaching of accounting sciences in view of the convergence with international accounting standards, from the perspective of scientific production.

Section 2

Article 3 - Competency mapping: improvement needs of analysts from the area of expertise in accounting at the Federal Public Ministry of the Ariel Prates, Jonatas Dutra Sallaberry, Leonardo Flach, Ivam Ricardo Peleias and Romina Batista de Lucena de Souza. The study aims to analyze the skills of expert accounting analysts in the Brazilian Federal Public Ministry.

Article 6 - Indicators of sustainable development of Santa Catarina mesoregions: a comparative analysis of the Luana Caroline da Silva and Fabricia Silva da Rosa. This study aims to analyze the sustainable performance of Santa Catarina mesoregions from the sustainable development indicators proposed by the Santa Catarina Federation of Municipalities (FECAM).

Section 3

Article 1 – Perception of corruption in academic environment: empirical analysis from Accounting students at the Federal University of Ceará (UFC) of the Roberto Sérgio do Nascimento e Ruth Carvalho de Santana Pinho. The present work aims to analyze significant aspects of the social profile that influence the perception of corruption by Accounting students at the Federal University of Ceará.

Español Sección 1

 Articulo 7 - Enseñanza de ciencias contables y el proceso de convergencia a las international financial reporting standards de Giovana Bolzan, Maria Ivanice Vendruscolo, Jonatas Dutra Sallaberry e Willian Diehl. La investigación analiza la enseñanza de las ciencias contables en vista de la convergencia con los estándares internacionales de contabilidad, desde la perspectiva de la producción científica.

Sección 2

 Articulo 1 - Evidenciación contable de las organizaciones sin fines lucrativos de asistencia social en Feira de Santana (BA): enfoque de acuerdo con las normas brasileñas de contabilidad de Acmar Feliz dos Santos de Santana y Tânia Cristina Azevedo. El trabajo tenía como objetivo analizar la conformidad de la divulgación contable de las Organizaciones sin Ánimo de Lucro (en Brasil OSFL), poseedoras del Certificado de Entidad Benéfica de Asistencia Social (CEBAS) en Feira de Santana (BA), de acuerdo con las Normas Brasileñas de Contabilidad, y mediante la adopción de la Interpretación Técnica General – ITG 2002 (R1).

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Editorial.

Downloads

Publicado

03-01-2020

Como Citar

MAURÍCIO CORRÊA DA SILVA. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 12 – Número 1 – Ano 2020 (Jan./Jun. 2020). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 12, n. 1, p. i-vi, 2020. DOI: 10.21680/2176-9036.2020v12n1ID19630. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/19630. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL