Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 2 – Ano 2021 (Jul./Dez. 2021)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2ID25810

Palavras-chave:

Editorial.

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 2 – Ano 2021 (Jul./Dez. 2021)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 26ª edição 19 (dezenove) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 01 (uma) resenhas de livro e 10 (dez) artigos no idioma inglês e 01 (um) artigo em espanhol.

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial

Artigo 1 - Determinantes do spread de instituições financeiras cooperativas e bancos comerciais no Brasil de Gustavo Antônio Faleiro Bernardes, Aziz Xavier Beiruth e Talles Vianna Brugni com o objetivo de analisar os fatores que determinam o spread de instituições financeiras cooperativas e bancos comerciais, com o intuito de identificar indícios de vantagem competitiva entre cooperativas e bancos.

Artigo 2 - Gerenciamento tributário: análise da influência sobre o custo do capital próprio das empresas brasileiras de Hana Belisa Marques de Freitas, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Geison Calyo Varela de Melo com o objetivo de investigar se o gerenciamento tributário influencia no custo de capital próprio das empresas brasileiras listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3) no período de 2014 a 2018.

Artigo 3 - Gerenciamento de resultados e governança corporativa: uma análise a partir da adoção das IFRS no Brasil de Bruno Chacon Prata e Leonardo Flach com o objetivo de analisar se a adoção das International Financial Reporting Standards (IFRS) fortaleceu a relação negativa entre gerenciamento de resultados e boas práticas de governança corporativa, sendo elas: os níveis diferenciados de governança corporativa da B3, a presença de um conselho de administração independente e se a companhia é auditada por uma Big Four.

Artigo 4 - Relevância do Goodwill e períodos de recessão: evidências no mercado de capitais brasileiro de Taise Feltes, Ernesto Fernando Rodrigues Vicente, Alex Mussoi Ribeiro com o objetivo de analisar a relevância do Goodwill para o mercado de capitais brasileiro e verificar possíveis diferenças em períodos de recessão econômica.

Artigo 5 - Mensuração a valor justo e seus impactos nos honorários de auditoria: evidências no mercado brasileiro de Edson Vinícius Pontes Bastos, Luciana Holtz, Odilanei Morais dos Santos com o objetivo de verificar o impacto do uso da mensuração a valor justo sobre os honorários de auditoria, diferenciando-se inclusive o período pré e pós adoção do CPC 46.

Artigo 6 - Disclosure ambiental dos relatórios corporativos da empresa Natura à luz da teoria da divulgação voluntária de Claúdia Voges, Cleber Broietti e Suliani Rover com o objetivo de analisar o nível de disclosure ambiental dos relatórios de sustentabilidade da Natura Cosméticos S.A., no período de 2001 a 2019, à luz da teoria da divulgação voluntária.

Artigo 7 - Diversificação das receitas em cooperativas de crédito de livre admissão do Brasil e sua influência sobre desempenho financeiro de Lucas Ribeiro e de Rosiane Maria Lima Gonçalves com o objetivo de analisar o efeito da diversificação das receitas sobre o desempenho financeiro das cooperativas de crédito de livre admissão brasileiras, no período de 2014 a 2018.

Artigo 8 - PROFUT: uma análise da estrutura de capital de times brasileiros de Erika Maia da Rocha, Francisco Ícaro Silvério de Oliveira e de Rosângela Queiroz Souza Valdevino com o objetivo de verificar a relação existente entre o atendimento aos requisitos pertinentes à adesão e permanência no PROFUT e a situação econômico-financeira de clubes de futebol brasileiros listados no Ranking Nacional de Clubes (RNC).

Artigo 9 - O efeito da introdução de market makers na liquidez das ações: evidências no mercado acionário brasileiro de Gabriel Augusto de Carvalho, João Eduardo Ribeiro e Laíse Ferraz Correia com o objetivo de analisar se a introdução de market makers nas negociações das ações de empresas brasileiras listadas na bolsa de valores brasileira é uma medida válida para a elevação da liquidez de mercado desses ativos.

Artigo 10 - Dez anos de trajetória acadêmica da Revista Advances in Scientific and Applied Accounting (ASAA) à luz de sua produção científica de Henrique César Melo Ribeiro com o objetivo de analisar a trajetória e o estado da arte da produção científica dos artigos divulgados na revista ASAA de 2008 a 2017.

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor

Não houve submissão.

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey)

 Artigo 1 - Nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade de Três Lagoas (MS) sobre contabilidade ambiental, gestão e legislação ambiental de Sirlei Tonello Tisott, Sílvio Paula Ribeiro, Tamires Sousa Araújo, Cinthia da Costa Pontes e Jhonatan Verissímo da Silva com o objetivo de analisar o nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade de Três Lagoas (MS) sobre contabilidade ambiental, gestão e legislação ambiental.

Artigo 2 - Competências docentes e aprendizagem em controladoria em programas de mestrado: uma investigação da percepção discente de Silvana Anita Walter, Jhessica Tamara Kremer, Jéssica Karine de Oliveira Gomes e Anna Caroline Priebe com o objetivo de compreender a percepção dos discentes sobre a relação entre competências docentes e aprendizado de controladoria em programas de mestrado em contabilidade no sul e sudeste do Brasil.

Artigo 3 - Fatores possíveis de promover ou comprometer a motivação de estudantes de ciências contábeis: análise em uma instituição de ensino de Minas Gerais de Breno da Silva Costa, Janaina Gonçalves de Faria, Bruna Camargos Avelino e Talles Vianna Brugni com o objetivo de avaliar os fatores que influenciam a motivação de estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Minas Gerais, à luz da Teoria da Autodeterminação.

Artigo 4 - Sentimentos de culpa vivenciados na pós-graduação de Ricardo Biernaski Kachenski, Rayane Camila da Silva Sousa, Pavel Elias Zepeda Toro, Flaviano Costa e Romualdo Douglas Colauto com o objetivo de verificar o nível de concordância dos estudantes quanto aos sentimentos de culpa vivenciados na pós-graduação stricto sensu.

Artigo 5 - Dificuldades dos municípios da região metropolitana cearense em aderir ao processo de convergência da contabilidade pública: um estudo multicaso de Thaís da Silva Moura, Roberto Sérgio do Nascimento e Ricardo Viotto com o objetivo de avaliar as percepções dos municípios brasileiros quanto ao processo de convergência da contabilidade pública às normas internacionais, iniciado em 2008, tendo em vista a importância destes entes federados na prestação primária de bens e serviços públicos à sociedade.

Artigo 6 - Utilização de sistemas de informações gerenciais sob a perspectiva de produtores rurais de Andressa Bittarello, Stella Maris Lima Altoé e Ricardo Suave com o objetivo de avaliar os reflexos da utilização de Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) na gestão das pequenas empresas do ramo da atividade rural.

Artigo 7 - Formação didático-pedagógica dos egressos da pós-graduação stricto sensu em ciências contábeis de uma instituição federal de ensino superior de Thayná de Oliveira Fernandes, Valdineide dos Santos Araújo e Paulo Roberto Nóbrega Cavalcanti com o objetivo de investigar a formação didático-pedagógica no curso de pós-graduação em Ciências Contábeis de uma Instituição Federal de Ensino Superior.

Artigo 8 - As competências do contador sob a ótica dos profissionais contábeis da cidade de Vitória de Santo Antão – PE de Andreza Moura dos Santos, Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim e Tácio Marques da Cunha com o objetivo de identificar quais são as competências desejáveis ao contador sob a ótica dos profissionais contábeis, que trabalham nos escritórios da cidade de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco.

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade

Artigo 1 - Caso para ensino: a água que eu visto de Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, Luiz Carlos Miranda e Juliana Molina Queiroz com o objetivo de possibilitar a aprendizagem dos alunos sobre os impactos ambientais e seus efeitos, além de permitir que os mesmos utilizam métodos de valoração econômica do meio ambiente para internalizar as externalidades referentes aos impactos ambientais e sociais.

Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade

Resenha 1 - Resenha do livro: Fundamentos éticos da tributação: em busca de uma Teoria da Justiça em Kant, de Rodrigues R. S. Belo Horizonte: D’Plácido, 2021, 224p. ISBN: 978-65-5589-139-3.

Autor da Resenha: Adriano da Silva Ribeiro

Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel)

Sem publicações.

Seção 7: Internacional (S7)

ENGLISH

Section 1

Article 2 (Section 1) – Tax management: analysis of the influence on the equity cost of Brazilian companies of Hana Belisa Marques de Freitas, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento and Geison Calyo Varela de Melo. The present study sought to investigate whether tax management influences the equity cost of Brazilian companies listed in Brazil, Bolsa e Balcão (B3) from 2014 to 2018.

Article 3 (Section 1) - Earnings management and corporate governance: an analysis based on the adoption of IFRS in Brazil of Bruno Chacon Prata and Leonardo Flach. This paper aims to analyze whether the adoption of the International Financial Reporting Standards (IFRS) strengthened the negative relationship among earnings management and corporate governance best practices, which are: B3’s differentiated levels of corporate governance, the presence of a board of independent directors and whether the company is audited by a Big Four or not.

Article 5 (Section 1) - Fair value measurement and its impact on audit fees: evidence in the Brazilian market of Edson Vinícius Pontes Bastos, Luciana Holtz and Odilanei Morais dos Santos. The purpose is to verify the impact of using the measurement at fair value on the audit fees, differentiating even the period before and after the adoption of IFRS 13 (CPC 46).

Article 8 (Section 1) - PROFUT: An analysis of the capital structure of Brazilian soccer teams of Erika Maia da Rocha, Francisco Ícaro Silvério de Oliveira and Rosângela Queiroz Souza Valdevino. The research intends to verify the relationship between meeting the requirements for joining and staying at PROFUT and the economic and financial situation of Brazilian football clubs listed in the Ranking Nacional de Clubes (RNC).

Article 9 (Section 1) - The effect of the introduction of market makers on stock liquidity: evidence from the Brazilian stock market of Gabriel Augusto de Carvalho, João Eduardo Ribeiro and Laíse Ferraz Correia. This study aimed to analyze whether the introduction of market makers as specialized intermediaries in the trading of stocks listed on the Brazilian stock exchange is a useful procedure for increasing the market liquidity of these assets.

Section 3

Article 5 (Section 3) - Difficulties of municipalities in the cearense metropolitan region in adhering to the public accounting convergence process: a multi-study of Thaís da Silva Moura, Roberto Sérgio do Nascimento and Ricardo Viotto. The purpose of this multi-case study is to evaluate the perceptions of Brazilian municipalities regarding the process of convergence of public accounting to international standards, initiated in 2008, considering the importance of these federated entities in the primary provision of public goods and services to society.

Article 6 (Section 3) - Use of management information systems from the perspective of farmers of Andressa Bittarello, Stella Maris Lima Altoé and Ricardo Suave. The purpose is to evaluate the impact of the use of Management Information Systems (MIS) in the management of small companies in the field of rural activity.

Article 7 (Section 3) - Didactic-pedagogical training of stricto sensu graduate students in accounting sciences from a federal institution of higher education of Thayná de Oliveira Fernandes, Valdineide dos Santos Araújo and Paulo Roberto Nóbrega Cavalcanti. The present study aimed to investigate the didactic-pedagogical graduation in the postgraduate course in Accounting Sciences of a Federal Institution of Higher Education.

Article 8 (Section 3) - The accountant's competences from the point of view of professionals working in the city of Vitória de Santo Antão - PE of Andreza Moura dos Santos, Tania Nobre Gonçalves Ferreira Amorim and Tácio Marques da Cunha. The present research aimed to identify which competences are desirable to the accountant from the perspective of the accounting professionals who work in the offices of the city of Vitória de Santo Antão, in Pernambuco.

Section 4

Article 1 (Section 4) – Teaching case: the water I wear of Aracéli Cristina de Sousa Ferreira, Luiz Carlos Miranda and Juliana Molina Queiroz. This case aims to enable students to learn about environmental impacts and their effects and allow them to use methods of economic valuation of the environment to internalize externalities related to environmental and social impacts. The product in question is widely used what can make students identify themselves with the case. Then, they will be more interested in the problem identified in this case which is the non-internalization of externalities (social and environmental impacts).

ESPAÑOL

Artículo 4 (Sección 3) - Sentimientos de culpa experimentados en la posgraduación en Ricardo Biernaski Kachenski, Rayane Camila da Silva Sousa, Pavel Elias Zepeda Toro, Flaviano Costa y Romualdo Douglas Colauto. La investigación consiste en verificar el nivel de concordancia de los estudiantes con respecto a los sentimientos de culpa experimentados en la posgraduación stricto sensu.

 

Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva, Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN - 2014/2016). Mestre em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN - 2004/2005). Especialista em Contabilidade e Controladoria Governamental (UFPE - 2001/2002). Graduado em Ciências Contábeis (Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA - 1981-1985). 

Referências

Editorial.

Downloads

Publicado

02-07-2021

Como Citar

SILVA, P. D. M. C. da. Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 13 – Número 2 – Ano 2021 (Jul./Dez. 2021). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 13, n. 2, p. i-vi, 2021. DOI: 10.21680/2176-9036.2021v13n2ID25810. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/25810. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL