Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 14 – Número 1 – Ano 2022 (Jan./Jun. 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n1ID27726

Palavras-chave:

Editorial.

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 14 – Número 1 – Ano 2022 (Jan./Jun. 2022)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 27ª edição 19 (dezenove) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil; 01 (uma) resenha de livro e 15 (quinze) artigos no idioma inglês (versão de artigos submetidos em português).

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial

Artigo 1 - Aplicabilidade dos modelos CAPM local, CAPM local ajustado e CAPM ajustado híbrido ao mercado brasileiro de Vandliny Paiva Martins Teixeira, Moisés Ferreira da Cunha e Thaisa Renata dos Santos com o objetivo de verificar a aplicabilidade dos modelos CAPM local, CAPM Local Ajustado e CAPM Ajustado Híbrido ao mercado brasileiro, a partir da análise de suas respectivas premissas e, adicionalmente, verificar a existência de diferenças estatísticas significativas entre os modelos.

Artigo 2 - Gerenciamento de resultados e de capital por bancos latino-americanos com instrumentos financeiros José Alves de Carvalho, Júlio César Gomes Mendonça, Maurício Soares de Faria Júnior e José Alves Dantas com o objetivo de avaliar se os bancos da América Latina utilizam os ganhos e perdas não realizados com instrumentos financeiros, registrados como outros resultados abrangentes, com o objetivo de gerenciamento de resultados e de capital regulatório.

Artigo 3 - Cultura organizacional e desempenho financeiro:  evidências em empresas listadas no Índice Brasil 100 de Leonardo Portella Ilowski, Iago França Lopes, Cintia Lopes da Silva Vieira, Danieli de Assis Machado, Ruberval Gonçalves de Matos e Nayane Thais Krespi Musial com o objetivo de analisar a relação entre cultura organizacional e desempenho financeiro de empresas listadas no IBrX 100.

Artigo 4 - Impacto da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS: estudo sobre a decisão do STF e seus efeitos em uma empresa do segmento alimentício de Jéssica Andressa Zago, Letícia Twardowski da Silva e Vitor Paulo Rigo com o objetivo de apresentar o impacto da decisão proferida pelo Supremo Tribunal Federal que exclui o ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS e demonstrar o montante dessas contribuições a serem restituídas por uma empresa do setor alimentício, enquadrada no regime do Lucro Real.

Artigo 5 - Práticas de responsabilidade socioambiental e o desempenho organizacional em companhias abertas de Naline Tres, Claudia Dalla Porta, Sady Mazzioni, Cristian Bau Dal Magro e Daniela Di Domenico com o objetivo de analisar a relação entre as práticas de responsabilidade socioambiental no desempenho das companhias abertas listadas na [B3].

Artigo 6 - Agressividade tributária nas empresas de capital aberto que atuam em mercado regulado de Thaís Salvatori França e Francisco Antonio Bezerra com o objetivo de identificar se o mercado regulado por intermédio de suas agências é fator determinante para uma postura de menor agressividade tributária nas empresas.

Artigo 7 - Avaliação da condição econômico-financeira de operadoras brasileiras de planos de saúde: uma nota sobre finanças e regulação de Carlos Henrique Rocha, Gladston Luiz da Silva e Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto com o objetivo de avaliar o desempenho econômico-financeiro de operadoras brasileiras de planos de saúde e investigar possíveis fontes de variações relativas dos índices estudados. O artigo discute, ainda, a questão da regulação a partir da análise econômico-financeira dos entes regulados.

Artigo 8 - O impacto do uso da tecnologia no desempenho da produção leiteira: manejo tradicional, compost barn e free stall de Ana Maria Meinl e Euselia Paveglio Vieira com o objetivo de analisar a contribuição do uso de tecnologias e sistemas de produção diferenciados na formação dos resultados da atividade leiteira de três propriedades rurais, que utilizam diferentes sistemas produtivos e estão localizadas na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Artigo 9 - Análise da relação da quantidade de participantes ativos das entidades fechadas de Previdência Complementar (EFPC) com o ambiente socioeconômico de Ivone Pedro de Lima, Elis Regina de Oliveira, Geovane Camilo dos Santos, Dryelle Laiana de Jesus Silva dos Santos e Élcio Dihl Oliveira com o objetivo de analisar a associação entre a quantidade de participantes ativos de planos de previdência, vinculados às EFPC, e as variáveis: PIB, taxa de desocupação, inflação (INPC), taxa de juros (Selic), quantidade de EFPC e fluxo de entrada e saída de participantes ativos.

Artigo 10 - Transparência corporativa e desempenho: qual o papel das mulheres nessa relação? de Verivaldo Alves de Freitas, Messias Elmiro Gomes Loiola de Oliveira, Jislene Trindade Medeiros e Márcia Martins Mendes De Luca com o objetivo de investigar a influência da participação feminina no conselho de administração na relação entre a transparência corporativa e o desempenho de empresas brasileiras.

Artigo 11 - Análise da viabilidade econômica, em condições de riscos, do sistema de confinamento utilizado para a terminação de bovinos no estado de São Paulo, Brasil de Kaio Expedito Rodrigues Queiroz, Janderson Damaceno dos Reis e André Rozemberg Peixoto Simões com o objetivo de avaliar a sensibilidade e a viabilidade econômica do sistema de confinamento utilizado para a engorda de bovinos tomando como referência uma propriedade localizada no norte do estado de São Paulo, Brasil.

 

Artigo 12 - Avaliação do nível de disclosure de arrendamentos mercantis nas demonstrações contábeis de empresas de consumo não-cíclico: um estudo sob a luz do novo IFRS 16 de Ícaro Luiz de Sousa Silva, Alexandre Gonzales e Fernando de Almeida Santos com o objetivo de averiguar o nível de disclosure contábil demandado de acordo com o IFRS16 nas empresas de capital aberto na B3, mais precisamente no segmento de consumo não-cíclico.

Artigo 13 - Desempenho dos maiores bancos brasileiros:  um estudo sobre o impacto da crise subprime de Cristiana Maria Coeli e Vanessa Martins Pires com o objetivo de analisar o impacto da crise subprime no desempenho dos maiores bancos brasileiros, utilizando indicadores contábeis que permitem mensurar o comportamento dos índices de inadimplência, a evolução das despesas com Provisão para Devedores Duvidosos (PDD), do volume de ativos totais e dos índices de rentabilidade.

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor

Artigo 1 - Emenda Constitucional n.º 95/2016 e seu impacto em uma universidade federal de Viviane Amorim de Oliveira, Eduardo Tadeu Vieira, Tiago Mota dos Santos e Jorge Katsumi Niyama com o objetivo de avaliar, em um cenário hipotético e por meio de abordagem retrospectiva, no período de 1995 a 2017, os efeitos da Emenda Constitucional n.º 95/2016 sobre o orçamento da Universidade de Brasília, a partir de um modelo econométrico de previsão de despesa paga.

Artigo 2 - Impactos na eficiência do gasto público na educação fundamental dos municípios paulistas por meio das categorias do elemento da despesa de Gabriel Santana Machado, Jaime Crozatti, Vinicius Macedo de Moraes, Bianca de Oliveira e Carlos Eduardo de Oliveira Silva com o objetivo de mensurar os impactos dos gastos públicos na educação fundamental dos municípios paulistas sobre a eficiência do gasto público educacional.

Artigo 3 - Eficiência do sistema de transporte metroferroviário brasileiro: uma aplicação da Análise Envoltória de Dados de Maria Cecilia da Silva Brum e Tiago Wickstrom Alves com o objetivo de analisar a eficiência técnica das empresas metroferroviárias brasileiras.

 

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey)

Artigo 1 - Controles internos para o gerenciamento de riscos: percepção de auditores e gestores de Isadora Marques dos Santos, Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Rosilania Silva de Queiroz, Adriana Martins de Oliveira, Letícia Jéssica Freitas de Oliveira e Meskla Gislainy Marques da Silva com o objetivo de analisar a percepção dos auditores e gestores em relação aos controles internos no gerenciamento de riscos nas empresas.

Artigo 2 - Sistema eletrônico de informações em uma instituição pública do estado de Pernambuco: uma análise da aceitação e uso do sistema de Antônio Alves da Silva, Paulo de Tasso de Souza Junior e Alessandra Carla Ceolin com o objetivo de promover uma avaliação da aceitação e uso da tecnologia implantada (Sistema Eletrônico de Informações) em uma instituição pública do estado de Pernambuco, sob a perspectiva dos usuários internos do sistema à luz da Teoria Unificada de Aceitação e Uso da Tecnologia (Venkatesh, Morris, Davis & Davis, 2003).

Artigo 3 - Avaliação da utilização do Portal Capes de periódicos na ótica dos usuários pesquisadores em administração e contabilidade com base na escala SERVQUAL de Ana Carolina Vasconcelos Colares e Cássia de Oliveira Ferreira com o objetivo de avaliar a utilização do Portal Capes de Periódicos na ótica dos usuários pesquisadores em administração e contabilidade, e investigar a relação entre a satisfação do usuário com as cinco dimensões do modelo SERVQUAL de avaliação de serviços.

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade

 Não houve submissão.

Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade

Resenha 1 - Resenha do livro: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Capacidades Estatais para Produção de Políticas Públicas: Resultados do Survey sobre o Serviço Civil no Brasil. Brasília: Enap, 2018, 74 páginas, Cadernos Enap, 56, ISSN: 0104-7078

Autores: Everaldo Nogueira de Souza e Antônio Carlos Brunozi Júnior

Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel)

Não houve submissão.

Seção 7: Internacional (S7)

ENGLISH

Section 1

Article 2 (Section 1) – Earnings and capital management by Latin American banks through financial instruments of José Alves de Carvalho, Júlio César Gomes Mendonça, Maurício Soares de Faria Júnior and José Alves Dantas. The purpose of this study is to assess whether banks in Latin America make use of unrealized gains and losses through financial instruments, recorded as other comprehensive income, when engaging in earnings management and capital resource allocation.

Article 3 (Section 1) – Organizational culture and financial performance: evidence in companies listed in the Brazil Index 100 of Leonardo Portella Ilowski, Iago França Lopes, Cintia Lopes da Silva Vieira, Danieli de Assis Machado, Ruberval Gonçalves de Matos and Nayane Thais Krespi Musial. The study investigates the relationship between organizational culture and financial performance of companies classified in the IBrX 100.

Article 4 (Section 1) - Impact of the exclusion of ICMS from PIS and COFINS calculation base: study on the STF decision and its effects on a food company of Jéssica Andressa Zago, Letícia Twardowski da Silva e Vitor Paulo Rigo. This study aims to present the impact of the decision issued by the Supreme Federal Court that excludes ICMS from PIS and COFINS calculation basis and to present the amount of these contributions to be refunded by a company in the food sector, within the framework of the actual profit method.

Article 5 (Section 1) - Socio environmental responsibility practices and organizational performance in public companies of Naline Tres, Claudia Dalla Porta, Sady Mazzioni, Cristian Bau Dal Magro and Daniela Di Domenico. Analyze the relationship between socio-environmental responsibility practices in the economic and financial performance of companies listed in [B3].

Article 6 (Section 1) - Tax aggressiveness in publicly traded companies operating in a regulated market of Thaís Salvatori França and Francisco Antonio Bezerra. The research aims to identify whether the regulated market through its agencies is a determining factor for a posture of less tax aggressiveness in companies.

Article 7 (Section 1) – An appraisal of Brazilian private health plan operators’ economic-financial conditions:  a note on finance and regulation of Carlos Henrique Rocha, Gladston Luiz da Silva and Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto. This study aims to evaluate the economic-financial performance of Brazilian private health plan operators and investigate possible sources of relative variations in the studied indicators. The article also discusses the question of regulation based on an economic-financial analysis of the regulated entities.

Article 8 (Section 1) – The impact of using technology on the performance of dairy production: traditional management, compost barn and free stall of Ana Maria Meinl and Euselia Paveglio Vieira. This theoretical application seeks to analyze the contribution of the use of differentiated technologies and systems in the formation of the results of the dairy activity of three rural properties, which use different productive systems and are located in the Northwest region of the State of Rio Grande do Sul. Calculation of costs of the three properties using the absorption costing method, in order to know the respective results in each production system analyzed. 

 

 Article 10 (Section 1) – Corporate transparency and performance: what is the role of women in this relationship? of Verivaldo Alves de Freitas, Messias Elmiro Gomes Loiola de Oliveira, Jislene Trindade Medeiros e Márcia Martins Mendes De Luca. In this study, we investigated the influence of female board membership on the relationship between corporate transparency and performance in Brazilian public firms.

Article 11 (Section 1) – Analysis of economic viability under risk conditions of a beef cattle feedlot system in São Paulo State, Brazil of Kaio Expedito Rodrigues Queiroz, Janderson Damaceno dos Reis e André Rozemberg Peixoto Simões. Assess the sensitivity and economic viability of the beef cattle feedlot system using as a reference a farm located in northern São Paulo State, Brazil.

Article 12 (Section 1) – Disclosure analysis of leases in financial statements of non-cyclical consumer companies: a study considering IFRS 16 of Ícaro Luiz de Sousa Silva, Alexandre Gonzales and Fernando de Almeida Santos. This article then aims to ascertain the level of accounting disclosure required under the IFRS 16 in publicly traded companies in B3, more precisely in the non-cyclical consumer segment. 

Section 2

Article 1 (Section 2) - Constitutional Amendment 95/2016 and its impact on a federal university of Viviane Amorim de Oliveira, Eduardo Tadeu Vieira, Tiago Mota dos Santos and Jorge Katsumi Niyama. To evaluate the effects of Constitutional Amendment 95/2016 on the budget of the University of Brasília in the period from 1995 to 2017, based on an econometric model for forecasting expenditure, using a hypothetical scenario and a retrospective approach.

Article 2 (Section 2) - Impacts on the efficiency of public expenditure in the fundamental education of São Paulo cities through the expenditure element categories of Gabriel Santana Machado, Jaime Crozatti, Vinicius Macedo de Moraes, Bianca de Oliveira and Carlos Eduardo de Oliveira Silva. This study aims to measure the impact of public spending on basic education in São Paulo cities on the efficiency of public educational expenditure.

Article 3 (Section 2) - The efficiency of Brazilian railway system: an application of Data Envelopment Analysis of Maria Cecilia da Silva Brum and Tiago Wickstrom Alves. To analyze the technical efficiency of Brazilian railway companies. 

Section 3

Article 1 (Section 3) - Internal controls for risk management: perception of auditors and managers of Isadora Marques dos Santos, Rosângela Queiroz Souza Valdevino, Rosilania Silva de Queiroz, Adriana Martins de Oliveira, Letícia Jéssica Freitas de Oliveira and Meskla Gislainy Marques da Silva. This article aims to analyze the perception of auditors and managers in relation to internal controls in risk management in companies.

Article 3 (Section 3) - Evaluation of the use of the Capes Portal of journals from the perspective of research users in administration and accounting based on the SERVQUAL scale of Ana Carolina Vasconcelos Colares and Cássia de Oliveira Ferreira. The objective of this research is to evaluate the use of the Capes Portal of Periodicals from the perspective of research users in administration and accounting, and to investigate the relationship between user satisfaction with the five dimensions of the SERVQUAL model of service evaluation.

 

Boa leitura. Cordiais saudações!

 

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Editorial.

Downloads

Publicado

06-01-2022

Como Citar

SILVA, P. D. M. C. da . Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 14 – Número 1 – Ano 2022 (Jan./Jun. 2022). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 1, p. i-vii, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n1ID27726. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/27726. Acesso em: 27 jun. 2022.

Edição

Seção

EDITORIAL