Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 14 – Número 2 – Ano 2022 (Jul./Dez. 2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2176-9036.2022v14n2ID29421

Palavras-chave:

Editorial.

Resumo

Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 14 – Número 2 – Ano 2022 (Jul./Dez. 2022)

A Revista Ambiente Contábil (Ambiente) apresenta na sua 28ª edição 23 (vinte e três) artigos que tratam de assuntos relevantes para a área contábil (idioma português), 15 (quinze) artigos no idioma inglês e 01 (uma) resenha de livro.

Seção 1: Contabilidade Aplicada ao Setor Empresarial

Artigo 1 - Ativo não circulante mantido para venda e operações descontinuadas: uma análise no nível de evidenciação e nas características das companhias de capital aberto brasileiras de Andressa Fernanda da Silva e Maíra Melo de Souza com o objetivo de analisar o nível de evidenciação e as características das companhias de capital aberto brasileiras em relação aos ativos não circulantes mantidos para venda e operações descontinuadas.

Artigo 2 - Influência dos níveis operacionais de governança corporativa no gerenciamento de resultado em empresas listadas na B3 de Pedro Junior de Oliveira Trocz, Aládio Zanchet, Denis Dall Asta e Clóvis Fiirst com o objetivo de analisar a influência dos níveis operacionais de governança corporativa no gerenciamento de resultado em empresas listadas na B3.

Artigo 3 - Excesso de confiança e honorários de auditoria: o conselho fiscal exerce influência nessa relação? de Jorge Luiz de Santana Junior e Thiago Rios Sena com o objetivo de investigar o papel do conselho fiscal enquanto mecanismo capaz de alterar a capacidade do gestor de influenciar os custos de auditoria.

Artigo 4 - A relação entre as informações contábeis e o desempenho das operadoras de saúde suplementar de Rudolph Fabiano Alves Pedroza Teixeira, Marcelo Álvaro da Silva Macedo e Odilanei Morais dos Santos com o objetivo de analisar a relação entre as informações contábeis e o desempenho das operadoras de saúde suplementar (OPS), com base em indicadores econômico-financeiros.

Artigo 5 - VaR histórico como ferramenta de avaliação da diversificação de fundo de ações de Victor Amancio de Oliveira, Rafael Moreira Antônio e Rafael Confetti Gatsios com o objetivo de avaliar a potencial perda máxima em carteiras de investimentos mais concentradas e carteiras mais diversificadas utilizando como ferramenta para o controle e gerenciamento do risco de mercado, o cálculo do VaR.

Artigo 6 - Remuneração dos executivos e os desempenhos econômico-financeiro e socioambiental das empresas do IBRX-50 de Aline de Araújo dos Santos Ramos, Janaína da Silva Ferreira, Alessanderson Jacó de Carvalho e Lucas Martins Dias Maragno com o objetivo de analisar as relações entre a remuneração dos executivos e os desempenhos econômico-financeiro e socioambiental das empresas brasileiras de capital aberto.

Artigo 7 - Provisão de perdas e gerenciamento de resultados em instituições financeiras: uma análise a partir dos maiores bancos brasileiros de Emerson Silva Mazulo, Renielly Nascimento Iara e Paulo Augusto Pettenuzzo de Britto com o objetivo de analisar a prática de gerenciamento de resultados (GR) nos cinco maiores bancos brasileiros a partir do registro dos valores para provisão de perdas para créditos de liquidação duvidosa (PCLD) em suas demonstrações patrimoniais.

Artigo 8 - Responsabilidade social corporativa e o ciclo de vida das empresas brasileiras de Maria Macileya Azevedo Freire, Priscila de Azevedo Prudêncio e Jane Elly Nunes da Costa Lima com o objetivo de analisar a influência do ciclo de vida organizacional no desempenho em Responsabilidade Social Corporativa de empresas brasileiras.

Artigo 9 - A relação entre a aderência dos relatos integrados ao framework do IIRC e o desempenho econômico de Gabriel Romão, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e Julio Vieira Neto com o objetivo de analisar a aderência dos Relatos Integrados (RIs) de uma amostra composta por três empresas brasileiras ao Framework do IIRC (International Integrated Reporting Council) e compreender a contribuição do nível de qualidade desses relatórios para o desempenho econômico das empresas adotantes.

Artigo 10 - Processos julgados pela CVM: análise das principais infrações cometidas por auditores independentes de Patricia Kortz e Adriano José Azeredo com o objetivo de analisar as principais infrações cometidas por auditores independentes na esfera da Comissão de Valores Mobiliários no período de 2010 a 2020.

Artigo 11 - Value relevance do novo resultado operacional: avaliação do exposure draft 2019/07 de Rummenigue Farias Lima, Luiz Ricardo da Costa e Jomar Miranda Rodrigues com o objetivo de analisar o value relevance do Novo Resultado Operacional proposto pelo ED/2019/07 nas empresas brasileiras em relação às medidas gaap e não-gaap, avaliando a relevância do novo resultado operacional associado ao valor de mercado das empresas.

Artigo 12 - Análise da estrutura de capital e heterogeneidade das dívidas das empresas de capital aberto do setor industrial e do agronegócio de Antonio Flávio Quintanilha Marongio, Vinícius Medeiros Magnani e Rafael Confetti Gatsios com o objetivo de comparar o custo do crédito subsidiado e não-subsidiado das empresas de capital aberto de dois importantes setores econômicos, o setor industrial e de setores relacionados ao agronegócio.

Seção 2: Contabilidade Aplicada ao Setor Público e ao Terceiro Setor

Artigo 1 - Benefício emergencial brasileiro: implementação e controle comparado a teoria distributiva de Lowi de Marinette Santana Fraga, Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Mariano Yoshitake e Verônica Macário de Oliveira Motta com o objetivo de evidenciar a origem dos recursos e os processos de implementação e distribuição do benefício emergencial destinado às classes populares, comparando com a teoria distributiva de Lowi e justificar o controle e accountability.

Artigo 2 - Os diferentes tipos de recursos financeiros e sua utilização pelos candidatos a governador na eleição de 2018 de Renan Bittencourt Guerra, Laisa de Souza David, Etania Gave e de Janyluce Rezende Gama com o objetivo de examinar a distribuição dos valores do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) destinados aos candidatos a governador nas eleições de 2018, assim como outros dois tipos de recursos financeiros.

Artigo 3 - Gastos públicos e desenvolvimento humano nos municípios do Brasil de Rossana Guerra Sousa, Leandro da Costa Santos, Rebeca Silva Cavalcanti e Dimas Barreto Queiroz com o objetivo de examinar a relação entre a estrutura de composição dos gastos nos governos municipais do Brasil e o desenvolvimento humano local no período de 2005 a 2016. 

Seção 3: Pesquisas de Campo sobre Contabilidade (Survey)

Artigo 1 - Recompensa ou fraude? Um olhar multiteórico sobre a pejotização de Felipe Borges de Santana e Ivone Vieira Pereira com o objetivo de criar uma análise sobre o fenômeno da pejotização a partir da teoria do triângulo de Cressey e das recompensas internas e externas.  Este estudo verifica se a pejotização pode ser identificada como artifício fraudulento a partir do Triângulo de Cressey e a teorias das recompensas.

Artigo 2 - Percepções discentes sobre a influência de jogos educacionais na realização e motivação, um estudo baseado na Teoria do Fluxo de Rafael Scuizato Telles, Luana Santos Mateo e Joyce Menezes da Fonseca Tonin com o objetivo de analisar a influência de jogos educacionais nas percepções de motivação e realização dos discentes de uma disciplina de Contabilidade e Análise de Custos de uma IES da região Sul do Brasil.

Artigo 3 - Análise da rotatividade de pessoal como um tipo de custo oculto em uma empresa do setor de vidros de Marcos Igor da Costa Santos e Rayane Farias dos Santos com o objetivo de analisar os impactos da rotatividade de pessoal como um tipo de custo oculto, em uma empresa do segmento vidraceiro localizada no município de João Pessoa/PB, no período de 2017 a 2019.

Artigo 4 - Percepção docente sobre a aplicabilidade do PBL no ensino contábil: desafios e limitações de Maria Auxiliadora de Oliveira Morais, Hellen Bomfim Gomes, Diogo Henrique Silva de Lima, Aneide Oliveira Araujo e Joana Darc Medeiros Martins com o objetivo de analisar a percepção dos docentes de Ciências Contábeis das IES públicas a respeito da utilização da metodologia de aprendizagem baseada em problemas (PBL) no ensino contábil.

Artigo 5 - Ensino remoto em tempos de distanciamento social: um estudo nos cursos de ciências contábeis e ciências atuariais de Maria Sueli Arnoud Fernandes, Thiago Alexandre das Neves Almeida e Henrique Cesar Melo Ribeiro com o objetivo investigar como o ensino remoto está sendo desenvolvido nos Cursos de Ciências Contábeis e Ciências Atuariais, em uma Instituição de Ensino Superior Pública (IESP), em tempos de distanciamento social.

Artigo 6 - Fatores contingenciais relacionados aos investimentos em pesquisa e desenvolvimento de Vaine Maria Folle Matiello, Silvana Dalmutt Kruger, Antonio Zanin e Cristian Baú Dal Magro com o objetivo de analisar os fatores contingenciais associados a decisões para investimentos em P&D em empresas familiares e não-familiares.

Artigo 7 - Accountability na contabilidade eleitoral: a perspectiva do eleitorado de Fabrício Martins Cantanhede com o objetivo de analisar os aspectos evidenciados pelos eleitores sobre o dever de prestação de contas eleitorais.

Artigo 8 - Perícia contábil: um panorama de seus profissionais e de suas atividades no Brasil de Claudio de Souza Miranda, João Paulo Resende de Lima, Mariana Titoto Marques e Guilherme Luiz Bertoni Pontes com o objetivo de apresentar um panorama do perfil dos profissionais de perícia contábil no Brasil e de suas atividades.

Seção 4: Casos de Ensino Aplicados a Contabilidade

Não houve submissão.

Seção 5: Resenhas de Teses, Dissertações e Livros sobre Contabilidade

Resenha 1 - Resenha do livro: Perícia Contábil. Müller, A. N., Timi, S. R. R., & Heimoski, V. T. M. (2017). São Paulo, SP: Saraiva, 224 páginas, ISBN: 978-85-472-1977-2

Autor: Pablo Eduardo Nikolais Teixeira Bonifácio da Silva 

Seção 6: Banco de Dados (Arquivos suplementares em Excel)

Não houve submissão.

Seção 7: Internacional (S7) 

ENGLISH

Section 1

Article 1 (Section 1) – Non-current assets held for sale and discontinued operations: an analysis in the level of evidence and the characteristics of publicly traded Brazilian companies of Andressa Fernanda da Silva and Maíra Melo de Souza. The objective of this research is to analyze the level of disclosure and the characteristics of publicly traded Brazilian companies in relation to non-current assets held for sale and discontinued operations.

Article 2 (Section 1) – Influence of operational levels of corporate governance on earnings management in companies listed on B3 of Pedro Junior de Oliveira Trocz, Aládio Zanchet, Denis Dall Asta and Clóvis Fiirst. To analyze the influence of operational levels of corporate governance on earnings management in companies listed on B3.

Article 3 (Section 1) – Overconfidence and audit fees: does the fiscal council influence this relationship? of Jorge Luiz de Santana Junior and Thiago Rios Sena. This study aims to investigate the role of fiscal council as a mechanism capable of changing the manager's ability to influence audit fees.

Article 4 (Section 1) – The relationship between accounting information and the performance of supplementary health care providers of Rudolph Fabiano Alves Pedroza Teixeira, Marcelo Álvaro da Silva Macedo and Odilanei Morais dos Santos. Analyze the relationship between accounting information and the performance of supplementary health care providers (OPS) based on economic and financial indicators. The study assessed operational, liquidity, profitability, and capital structure indicators in addition to the influence of the size and type of provider on the Supplementary Health Performance Index (IDSS), which is a proxy for the OPS performance.

Article 5 (Section 1) – Historical VaR as a stock fund diversification assessment tool of Victor Amancio de Oliveira, Rafael Moreira Antônio e Rafael Confetti Gatsios. The aim of this study is to assess the potential maximum loss in more concentrated investment portfolios and more diversified portfolios using the VaR calculation as a tool for controlling and managing market risk. For this, the study proposes to answer the following research question: "Do more diversified equity funds present less risk?"

Article 9 (Section 1) – The relation between the adherence of integrated reporting to the IIRC framework and economic performance of Gabriel Romão, Cíntia de Melo de Albuquerque Ribeiro e Julio Vieira Neto.  Analyzing the adherence of the Integrated Reports of a sample composed by three Brazilian companies to the IIRC (International Integrated Reporting Council) Framework. Also, understanding the quality contribution of these reports to the generation of economic performance for the adopting companies.

Article 10 (Section 1) – Lawsuits judged by CVM: analysis of the main infractions committed by independent auditors of Patricia Kortz and Adriano José Azeredo. The purpose of this article is to analyze the main infractions committed by independent auditors in the sphere of the Brazilian Securities and Exchange Commission from 2010 to 2020.

Article 11 (Section 1) - Value relevance of the new operating income: evaluation of the exposure draft 2019/07 of Rummenigue Farias Lima, Luiz Ricardo da Costa and Jomar Miranda Rodrigues. To analyze the value relevance of the new operating result proposed by ED/2019/07 in Brazilian companies in relation to the gaap and non-gaap measure, assessing the relevance of the new operating result associated with the market value of companies.                                                                                                                                      

Article 12 (Section 1) - Analysis of the capital structure and debt heterogeneity of publicly traded companies in the industrial and agribusiness sector of Antonio Flávio Quintanilha Marongio, Vinícius Medeiros Magnani and Rafael Confetti Gatsios. The purpose of this work is to verify if there was a reduction in the cost of capital of publicly traded companies in two important economic sectors, the industrial sector and sectors related to agribusiness.

Section 2 

Article 1 (Section 2) - Brazilian emergency benefit: implementation and control to compared to Lowi’s distributive theory of Marinette Santana Fraga, Cláudia Aparecida Avelar Ferreira, Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, Mariano Yoshitake and Verônica Macário de Oliveira Motta. The present study aims to evidence the origin of resources, the implementation and distribution processes of the emergency benefit destined to the popular classes, comparing with Lowi's distributive theory, and justify the control and accountability.

Article 3 (Section 2) - Public expenditure and human development in Brazilian municipalities of Rossana Guerra Sousa, Leandro da Costa Santos, Rebeca Silva Cavalcanti and Dimas Barreto Queiroz. This study examines the relationship between the structure of public expenditure composition in Brazilian municipalities governments and the local human development in the period from 2005 to 2016. 

Section 3

Article 2 (Section 3) - Students' perceptions about the influence of educational games on achievement and motivation, a study based on the Flow Theory of Rafael Scuizato Telles, Luana Santos Mateo and Joyce Menezes da Fonseca Tonin. The present study analyzed the influence of educational games on the perceptions of motivation and achievement of students in an Accounting and Cost Analysis course at a university in the South of Brazil.

Article 4 (Section 3) - Professor perception on the applicability of PBL in accounting education: challenges and limitations of Maria Auxiliadora de Oliveira Morais, Hellen Bomfim Gomes, Diogo Henrique Silva de Lima, Aneide Oliveira Araujo and Joana Darc Medeiros Martins. Analyze the perception of accounting professors at public HEIs about the use of the Problem-Based Learning (PBL) methodology in accounting education.

Article 5 (Section 3) - Remote teaching in times of social distancing: a study in the accounting and actuarial sciences courses of Maria Sueli Arnoud Fernandes, Thiago Alexandre das Neves Almeida and Henrique Cesar Melo Ribeiro. Considering the imposed social isolation measures to contain the spread of the Sars-Cov-2 virus, the cause of COVID-19 pandemic, the in-person classes started to be held remotely. Those measures had an impact on education, mainly because they had to be adopted quickly, with no time for preparation. In our current study, we investigate how remote teaching has been occurring in the undergraduate courses of Accounting and Actuarial Sciences at a Public Higher Education Institution (PHEI), in times of social distancing.

Article 7 (Section 3) - Accountability in electoral accounting: the electorate perspective of Fabrício Martins Cantanhede. The objective of the work is to analyze the aspects evidenced by voters about the duty of provision of electoral accounts.

 Boa leitura. Cordiais saudações!

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Dr. Maurício Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Editor Gerente da Revista Ambiente Contábil

Referências

Editorial.

Downloads

Publicado

04-07-2022

Como Citar

SILVA, P. D. M. C. da . Editorial – Revista Ambiente Contábil – Volume 14 – Número 2 – Ano 2022 (Jul./Dez. 2022). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 14, n. 2, 2022. DOI: 10.21680/2176-9036.2022v14n2ID29421. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/29421. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

EDITORIAL