ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE NEGOCIAM ADRS NA BOLSA DE VALORES DE NOVA IORQUE (NYSE)
Resumo
Na sociedade atual, a preocupação das companhias com assuntos sociais e ambientais é um fator preponderante para a continuidade de suas atividades. Tendo em vista esse fato, percebe-se a relevância de uma comunicação eficiente entre as empresas e seus stakeholders, no que se refere às práticas socialmente responsáveis. Nesse contexto, este trabalho apresentou como objetivo geral comparar o nível de disclosure ambiental fornecido pelas companhias brasileiras de capital aberto em suas demonstrações contábeis, comparando os dados dos relatórios publicados em 2005 com os publicados em 2010. Para isso, avaliaram-se as demonstrações contábeis de 25 empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) que negociam papéis na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Os resultados apresentados mostraram que o nível de disclosure aumentou com o decorrer do tempo. Além disso, foi possível verificar que a variável tamanho parece exercer influência no nível de evidenciação ambiental das empresas.
Palavras-Chave: Evidenciação Ambiental. Tamanho. Demonstrações Contábeis.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Comomns Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A Revista Ambiente Contábil utiliza uma licença Creative Commons CC-BY-NC-ND (Atribuição-NãoComercial – SemDerivações 4.0). Isso significa que os artigos podem ser compartilhados e que a Revista Ambiente Contábil não pode revogar estes direitos desde que se respeitem os termos da licença:
Atribuição: Deve-se dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.
Não Comercial: Não se pode usar o material para fins comerciais.
Sem Derivações: Se for remixar, transformar ou criar a partir do material, não se pode distribuir o material modificado.
Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional