ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE NEGOCIAM ADRS NA BOLSA DE VALORES DE NOVA IORQUE (NYSE)

Autores

  • Wilker Barroso Miranda Universidade Federal de Uberlândia.
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia.

Resumo

Na sociedade atual, a preocupação das companhias com assuntos sociais e ambientais é um fator preponderante para a continuidade de suas atividades. Tendo em vista esse fato, percebe-se a relevância de uma comunicação eficiente entre as empresas e seus stakeholders, no que se refere às práticas socialmente responsáveis. Nesse contexto, este trabalho apresentou como objetivo geral comparar o nível de disclosure ambiental fornecido pelas companhias brasileiras de capital aberto em suas demonstrações contábeis, comparando os dados dos relatórios publicados em 2005 com os publicados em 2010. Para isso, avaliaram-se as demonstrações contábeis de 25 empresas brasileiras listadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) que negociam papéis na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE). Os resultados apresentados mostraram que o nível de disclosure aumentou com o decorrer do tempo. Além disso, foi possível verificar que a variável tamanho parece exercer influência no nível de evidenciação ambiental das empresas.

 

Palavras-Chave: Evidenciação Ambiental. Tamanho. Demonstrações Contábeis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilker Barroso Miranda, Universidade Federal de Uberlândia.

Possui Graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia.

Possui graduação em Ciências Contábeis, Especialização em Controladoria e Finanças, Mestrado em Administração e Doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV). Professor da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Publicado

04-02-2013

Como Citar

MIRANDA, W. B.; MALAQUIAS, R. F. ANÁLISE DO NÍVEL DE EVIDENCIAÇÃO AMBIENTAL DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE NEGOCIAM ADRS NA BOLSA DE VALORES DE NOVA IORQUE (NYSE). REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 93–111, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/ambiente/article/view/3321. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS